TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho social e segurança social no Brasil

Seminário: Trabalho social e segurança social no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

O texto Serviço Social e Assistência Social no Brasil, retrata as origens do Serviço Social, assim como das instituições de assistência, tomando com referência a década de 30. A partir de 1930 as pessoas se viram obrigadas a deixar o campo em busca de emprego, esta crescente migração para o Rio de Janeiro capital do Brasil nos anos 30, ocorreu em razão do aparecimento e crescimento das indústrias, que necessitava de mão de obra que elevou o índice de êxodo rural fazendo assim com que a economia brasileira passe de agrícola para industrial.

Com o crescimento da industrialização e da população nas áreas urbanas, as pessoas começam a reivindicar por melhores condições de saúde, trabalho, moradia, salários e com isso o estado tem a necessidade de controlar a massa operária.

É nesta época que surge o Serviço Social que vem para tratar das emergências das questões sociais dos trabalhadores, dos capitalistas e do Estado.

No filme “tempos modernos”, faz uma importante critica ao sistema capitalista, referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção) que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável mostrando de uma forma verdadeira a situação do trabalhador naquela época: Operários trabalhando incessantemente por míseros pagamentos, sem o mínimo repouso, ou condições mínimas de trabalho; famílias sendo desestruturadas por conta da pobreza em que viviam, onde para sobreviverem na maioria das vezes via-se necessário roubar alimentos para o sustento do lar; a busca por melhoria nas condições de trabalho, sendo demonstrada através dos movimentos trabalhistas ou greves, que levavam a outros desastres. Pensando em obter um controle ainda mais amplo, durante o período da ditadura do Estado Novo(1937-1945) foram criadas algumas instituições sociais no Brasil que tornaram-se instrumentos de controle social e político da classe dominada para tentar conter os conflitos e relações sociais vigentes, sendo elas: CNSS( Conselho Nacional de Serviço Social) e LBA( Legião Brasileira de Assistência).

O Conselho Nacional de Serviço Social tinha em seu objetivo organizar as obras assistenciais utilizando-se do clientelismo politico para manipular verbas públicas.

A Legião Brasileira de Assistência tinha em seu objetivo a ajudar às famílias cujos homens haviam sido mobilizados para a guerra a criação desta instituição favorecia muito aos políticos uma vez que o comando da LBA sempre esteve entregue as primeiras damas caracterizando o aspecto filantrópico conforme o interesse do governo vigente.

Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas ideias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operári

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com