TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

TEXTO: CAMPINA, Nilva Nunes e NASCIMENTO, Fábio Mesquita do. Educação Ambiental. Unidade II, Capítulo 5, item: “Aspectos pedagógicos da educação” p. 45-55. São Paulo. Unip 2011.

Alunos: André Castro dos Santos, Ediane Pinheiro das Neves, Elizeu Holanda dos Santos, Maria Elizete Silva de Castro, Ingrid Souza Soares, Lourranilce Gonçalves Rocha, Leandra S. Barbosa, Maria de Nazaré G. Alves, Raimunda Cecília Farias Maia.

Série: 1º Ano Pedagogia

Disciplina: Educação Ambiental

Os autores são titulares da Universidade Paulista (Unip). Nilva Nunes Campina: é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP (Faculdade de Medicina), com apresentação de tese em educação ambiental. Formou-se em Pedagogia pela Faculdade Dom Domênico (1999) e em Biologia pela Universidade Católica de Santos (1989). É professora titular da Universidade Paulista (UNIP). Fábio Mesquita Nascimento: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado pelo Instituto de Biociências da mesma universidade, na área de Biologia/genética. Foi professor da rede pública e particular de Ensino Fundamental e Médio. Leciona na Universidade Paulista desde 1998, onde já ministrou disciplinas com ênfase de meio ambiente para os cursos de Pedagogia, Psicologia e Ciências Biológicas, além de outras disciplinas voltadas para área da saúde.

Os autores iniciam o subitem 5.2 que traz o título “Aspectos pedagógicos da educação” com uma potente diretriz, abordando a indissociável pilastra pedagógica presente obrigatoriamente em qualquer processo educacional que é a presença de projetos, isto quanto à formulação de caminhos e encontros na educação ambiental. Também, os autores evidenciam um segundo pilar pedagógico que é o valor ou valores no sentido de identidade científica da educação ambiental a ser ministrada.

Para os autores, é extremamente critico e caótico a lamentável ausência de projetos em qualquer modalidade de educação. A educação ambiental já foi alvo de imensuráveis críticas no meio científico por deixar lacunas em categorias ambientais que necessitam de projetos e alternativas para mudanças de paradigmas.

Os diletos autores, categorizam as diferenças que existem de pessoas para pessoas que pertencem a um mesmo grupo social. Em seguida, os autores publicam que os grupos sociais apresentam diferenças. No texto, os autores tratam como um processo normal tais diferenças interidividual e intergrupal e que tais merecem respeito.

Os autores encerram discutindo três categorias de conhecimento expressamente importante para educação que são a multidisciplinariedade, a interdisciplinariedade e a trandisciplinariedade. Para os autores a multidisciplinariedade acontece quando as diversas disciplinas aspiram com contribuições determinados fenômenos, conservando os limites disciplinares. Cada qual na sua área. Assim, os autores abordam que a interdisciplinariedade é um caminho que procura romper barreiras. A Interdisciplinariedade tem como ignição não pertencer a unificação de saberes e, sim, a criação de um espaço de mediação entre conhecimentos e articulação de saberes na qual as disciplinas promovam uma sinergia educacional saudável.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com