TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Artigos Científicos: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 14

1) Existem ações políticas que procuram modificar preconceitos estabelecidos historicamente em função da exclusão e discriminação em torno de grupos sociais, ou por sua origem étnica ou por traços de seu comportamento/cultura. A essas ações chamamos:

A) Políticas de ação racista.

B) Políticas moderadoras.

--C) Políticas de reparação ou de ação afirmativa.

D) Políticas de substituição de raças.

E) Políticas de discriminação étnica.

2) Podemos apontar como exemplos de “políticas afirmativas” para resgatar a condição social de um grupo dentro de uma sociedade que praticou exploração e preconceito contra uma etnia:

--A) mudanças no currículo educacional que valorizem a experiência histórica desse grupo; instituição de cotas para acesso ao ensino público superior; valorização de sua cultura.

B) obrigatoriedade de frequência a escolas de uso exclusivo de indivíduos dessa etnia; proibição de casamentos interraciais para garantir a integridade étnica de cada grupo.

C) instituição de modelos de comportamento aceitáveis para que os indivíduos desse grupo se sintam mais integrados à sociedade; banir o uso de imagens dos indivíduos desse grupo étnico em publicidade e livros didáticos; tornar obrigatório o uso de vestimentas étnicas.

D) utilizar com maior frequência imagens dos indivíduos desse grupo étnico em publicidade e livros didáticos; legalizar práticas criminosas de grupos radicais que se supõem defensores de direitos étnicos.

E) conscientizar toda a população da necessidade do convívio

étnico baseado na democracia e direitos plenos; atribuir privilégios legais aos indivíduos das etnias em vantagem social em todas as situações por ele enfrentadas para garantir que continuem com maior status do que as etnias discriminadas.

3) Políticas de reparações que formam programas de ações afirmativas são iniciativas do Estado na implementação de certas condutas oficiais que visam apenas alguns setores da sociedade. São exemplos disso a implementação de cotas para ingressos nas Universidades públicas e alteração do conteúdo dos livros didáticos que se referem a esses setores. Isso ocorre principalmente devido a:

Assinale a alternativa correta

A) Quando um Estado tem uma concepção etnocêntrica de sociedade com políticas moderadoras.

B) Quando um Estado adota políticas de identidade baseadas em padrões raciais, considerando que a maioria dos indivíduos não sabe a que etnia pertence.

C) Quando um Estado quer criar um multiculturalismo, pois em sua história não há diversidade cultural.

--D) Quando um Estado se propõe a colocar em prática um conjunto de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais que prejudicaram historicamente um setor da sociedade.

E) Quando uma sociedade multicultural quer programas baseados em privilégios sociais para um setor que quer manter o poder, pois sempre o ocupou historicamente e se vê ameaçado por uma nova etnia em sua sociedade.

4) No documento “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e

para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”, publicado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, MEC, Brasília no ano de 2004 há a preocupação em resgatar a igualdade de tratamento, através da educação, para povos injustiçados na sociedade brasileira. Segundo o documento, esses povos seriam:

A) Apenas os descendentes de africanos que foram os únicos prejudicados pela história brasileira.

--B) Descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos, para que todos tenham valorizada suas identidades e seus direitos de forma mais equilibrada do que aconteceu em nosso passado.

C) Apenas os descendentes dos povos indígenas, para que tenham direitos iguais aos dos outros brasileiros.

D) Os descendentes dos imigrantes europeus, que foram os únicos prejudicados pela história brasileira.

E) Os descendentes dos imigrantes asiáticos, pois eles não possuem os mesmos direitos em nosso país

5) Entre as alternativas, assinale a que apresenta exemplos corretos de fatos e movimentos responsáveis por denunciar o racismo e formas de preconceito que fazem com que nas relações étnico-culturais haja exclusão dos direitos de indivíduos ou grupos e que vieram a modificar as leis e políticas sociais de forma a reverter essa situação.

--A) Declaração Universal dos Direitos Humanos e Movimento dos Direitos Civis.

B) II Guerra Mundial e o apartheid.

C) Guerra do Vietnã e a Constituição dos Povos.

D) Crise do petróleo e Guerra do Golfo.

E) Movimento ecológico e o Documento para a Libertação das Mulheres.

Item (antigo 2.4)

6) Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura ao modo de vida que resulta das condições econômicas desiguais entre grupos ou setores dentro de uma sociedade.

Essa ênfase da cultura como expressão de desigualdade social está associado a que tipo de cultura?

A) cultura erudita.

--B) cultura de classe.

C) cultura popular.

D) cultura de massa.

E) cultura patrimonial.

7) Atualmente é nítida a grande influência dos meios de comunicação de massa como a televisão, o cinema e a Internet na vida cultural de todos os povos. Quase todo o conteúdo que circula nesses meios, como filmes, novelas, reality shows, publicidade, é chamado de “indústria cultural”. Isto porque são produtos feitos de forma padronizada para atingir um imenso numero de pessoas ao mesmo tempo, como os bens produzidos em uma indústria.

Esse tipo de cultura que predomina como forma de expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com