TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Monografias: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique a relação entre cultura e nação:

Na Alemanha, a ideia de que havia uma cultura comum unindo as várias unidades políticas que constituíam a Alemanha, servia para estabelecer um plano objetivo de unidade, na falta de uma unidade comum. Nesse caso cultura podia ser vista como a expressão de uma nação que não tinha Estado.

Ex: Podemos mencionar a Rússia, um império contendo uma diversidade de povos e que estava igualmente preocupado em estabelecer uma realidade cultural comum. De fato, a preocupação com cultura continuou mesmo após a revolução comunista de 1917 e esteve presente na definição da política das nacionalidades do Estado Soviético.

2) como a cultura condiciona a visão do homem?

Segundo Ruth Benedict a cultura é como uma lente através da qual o homem ve o mundo, sendo que pela diversidade visões dos homens, tem visões desencontradas das coisas.

A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isso é que os homens discriminam outros comportamentos desviantes.

O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.

Quando estudado um comportamento em várias ópticas, ou seja, em varias grupos observasse inúmeras variações para o mesmo padrão cultural e de forma incorreta acreditamos que todos que compõem um grupo fazem todos da mesma forma a ação de estudo sendo que na verdade cada qual que compõe o grupo faz de maneira diversa aos demais componentes do grupo.

Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende de um aprendizado e este consiste na copia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.

O fato de que o homem ve o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.

A dicotomia “nos e outros”, expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a forma de parentes e não parentes. A projeção desta dicotomia para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionais ou formas mais extremadas de xenofobia.

O ponto fundamental de referencia não é a humanidade, mas o grupo, pois os comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.

3)Exemplificar como a cultura interfere no plano biológico:

A cultura pode interferir na satisfação das necessidades fisiológicas básicas e também em diversos outros aspectos biológicos, podendo até mesmo decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema, dependendo do quão grande é a fé desses membros em sua cultura.

Um exemplo é o da tribo Kaingang. Muitos membros, após perceberem que seus esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com