TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Casos: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Se cultura é importante para compreender quem e como somos enquanto espécie, é importante você saber que o conceito de cultura sofreu mudanças históricas em sua interpretação. Essas mudanças são fundamentais para uma abordagem em que você possa distinguir visões consideradas cientificamente superadas, que, entretanto, fazem parte de noções comuns e muito presentes atualmente em defesas carregadas de preconceitos infundados e errôneos.

Voltar às origens da cultura é também voltar à origem da humanidade. Ter costumes e hábitos aprendidos é um comportamento relacionado com a nossa sobrevivência e evolução enquanto espécie.

Nossa espécie surgiu devido a mudanças biológicas e ao surgimento da cultura. Que mudanças biológicas são essas que nos diferenciam dos símios? O aumento da caixa craniana que nos dotou de um volume cerebral muitas vezes maior que o de um macaco. A postura ereta, que possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover. E o surgimento do polegar opositor, que possibilita a nossa espécie da capacidade do chamado “movimento de pinça”. É a partir dessas três características básicas que desenvolvemos inúmeras outras características fascinantes como a capacidade da fala ou ainda a de fabricar instrumentos para nossa sobrevivência.

A cultura depende de nossa capacidade de comunicação. Sem comunicação nossa sociedade seria mais semelhante a uma sociedade de outros animais que vivem em coletividade como abelhas, formigas e leões.

A cultura humana tem características que diferenciam nossa forma de vida coletiva. Para expressar a cultura, dependemos da utilização dos símbolos. Língua, conceitos, valores, idéias, crenças, tudo que faz parte da cultura humana é baseado em símbolos que precisam de uma convenção social para que os indivíduos associem a um mesmo significado, e faz com que seja possível a INTERPRETAÇÃO dos conteúdos comunicados.

1. O HOMEM

O mundo, a sociedade e o homem estão definitivamente interligados, pois o Homem se consiste no mundo e assim constitui a sociedade.

No início da história humana, nossos ancestrais eram muito semelhantes a um macaco. Tinham mais pelos pelo corpo, o cérebro era menor e a mandíbula maior. A postura não era totalmente ereta, e as mãos não tinham muita habilidade, pois o polegar ficava mais próximo dos outros dedos. O tamanho do cérebro foi aumentando muito devagar, como também a postura ereta surgiu gradualmente, e igualmente o polegar opositor não surgiu repentinamente. A cada geração, mudanças muito sutis transformaram a espécie, e nesse processo a cultura teve um papel fundamental, pois possibilitou ou exigiu que nosso ancestral desenvolvesse comportamentos capazes de mudar nossa estrutura biológica.

Sabemos que o surgimento da fala tem relação com duas características que são a posição da laringe resultante da postura ereta e a utilização das mãos para trabalhos de fabricação de instrumentos. Ao fabricar os chamados instrumentos de “pedra lascada”, nosso ancestral permitiu operações mais complexas e passou a utilizar uma área do cérebro, que é a mesma que nos permite falar.

Teorias afirmam que o ser Humano é como um ser inacabado pois está sempre em processo de aprendizagem em busca de novas mudanças, acentuando-se que a hominização é o Homem em busca da razão, a singularização é a postura na sociedade que é única de cada um e a socialização é ser membro de alguma comunidade aprendendo e convivendo em grupo.

O Homem é um ser social, um ser de relação e o nascer está submetido à obrigação de aprender, nossa espécie não é fruto de coisas inexplicáveis, mas resulta de um longo e lento processo de evolução, que significa mudanças ao longo do tempo. Essas mudanças por sua vez, são fruto de uma dura luta por parte de nossos ancestrais para sobreviver em condições pouco favoráveis e convivendo com espécies mais fortes e predadores mais bem preparados fisicamente para tal. Nossos ancestrais não tinham a mesma caixa craniana que temos hoje, e não eram tão inteligentes; não tinham a postura totalmente ereta, e não viviam em cidades. Eram mais uma espécie entre tantas outras, e o pouco que puderam fazer então determinou sua sobrevivência, e mais que isso, determinou a forma que somos hoje.

As características biológicas são compostas por forma, funcionamento e estrutura do corpo, ou seja, é nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.

Já as características culturais são formadas por todo o comportamento que não é baseado nos instintos de cada ser humano, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivência do trabalho, nos permitindo atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos impostos nas sociedades.

1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das

determinações biológicas versus processo cultural.

A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através da diferenciação de macho e fêmea, uma mesma espécie com formas diferentes, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre as pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente, pois o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, ou seja, depende de um processo de assimilação de experiências e valores a partir do nascimento do homem. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada da qual lhes foi passado.

O ser humano é uma espécie flexível e muito criativa. Em cada grupo social, as respostas às necessidades e a qualidade dos vínculos sociais são resultados de uma história que única daquele grupo. Condutores das marcas da história, das experiências coletivamente vividas e soluções criadas, cada grupo vai evoluindo e assim construindo um conjunto único que é sua cultura.

A diversidade cultural é peculiar ao ser humano. Onde quer que se construir um grupo social, o resultado será sempre o mesmo: uma cultura própria.

Claude Lévi-Strauss, antropólogo francês, considera e afirma que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira norma, onde esta seria a proibição do incesto. Todas elas proíbem a relação sexual de um homem com certas categorias de mulheres (entre homens, a mãe, a filha e a irmã).

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com