TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Exames: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  9.596 Palavras (39 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 39

Disciplina Fundamentos das Ciências Sociais

Texto de apoio Homem e sociedade

Professora: Mônica Dias.

SER HUMANO, CULTURA E SOCIEDADE

Introdução

Desde o surgimento de nossa espécie no planeta, temos observado que o ser humano surpreende por suas capacidades de inteligência, de organização social e de adaptação em diferentes ambientes naturais. Essa diferença em relação às outras espécies foi garantida pelo desenvolvimento de nossas habilidades sociais e culturais. Veremos como a cultura, a natureza humana e os processos de socialização se relacionam em nossa espécie para determinar nosso comportamento.

Principais conceitos

Cultura, natureza e socialização.

Atualmente, somos seis bilhões e oitocentos milhões de habitantes no planeta. Devemos essa condição aos nossos ancestrais que há milhões de anos desenvolveram a capacidade de se adaptar a novos ambientes e de vencer predadores mais fortes e velozes com armas sociais que os fizeram imbatíveis: a comunicação, a cooperação, a capacidade de estabelecer regras de convívio coletivo etc. Tudo isso só foi possível uma vez que o comportamento humano, diferentemente de outras espécies que vivem coletivamente, foi orientado pela cultura ao invés do instinto. Atualmente, cercados pelas comodidades culturais em uma sociedade moldada pela tecnologia e pelo mercado, fica difícil nos imaginarmos como de fato somos: um animal cultural. Somos a única espécie a desenvolver um ambiente totalmente controlado para sobreviver, que são as cidades, e, talvez por isso, esquecemos uma dimensão constitutiva de nosso ser: os instintos. Somos uma espécie modelada pela cultura. Substituímos o comportamento dos impulsos instintivos (preservação da espécie por meio da alimentação, reprodução e abrigo) pelas regras de conduta social. Apenas dessa forma nossos antepassados puderam deixar uma herança importantíssima baseada na acumulação de conhecimentos, nas tradições e nos laços sociais.

O comportamento humano baseado na cultura e na troca de conhecimento (aprendizagem)é o que nos distingue das demais espécies. Não dependemos apenas da herança biológica e do comportamento também herdado geneticamente para evoluir. Precisamos de história, das experiências das gerações passadas, da capacidade de nos educarmos mutuamente. Portanto, dependemos da cultura. Antropologicamente, a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871), por Edward Tylor, como “um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.

É importante ressaltar, nessa definição já antiga de Tylor, que a caracterização da cultura é o resultado de processos de aprendizagem. Nenhum de nossos padrões de comportamento coletivo é herdado geneticamente, eles são adquiridos, e para isso dependemos do convívio com o meio social. Quando nascemos não temos “tendências naturais” em relação à crença, bem como a qualquer tipo de alimentação. Tudo em nossa vida coletiva, desde a língua com a qual nos comunicamos, os hábitos rotineiros de alimentação e vestuário, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura, e a isso denominamos socialização. Vamos compreender melhor o importante conceito de socialização. Comecemos pela definição de autores importantes para as ciências da sociedade. Peter e Brigitte Berger afirmam que:

“O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade, designado pelo nome de socialização, não tem fim e pode dividir-se em socialização primária e socialização secundária. “A família é tradicionalmente a instituição responsável pela socialização primária e a escola, o trabalho e as demais instituições são responsáveis pela socialização secundária.”

Esses autores exploraram os processos de aprendizagem da vida social, demonstrando que quase tudo em nosso comportamento precisa ser modelado desde os primeiros momentos de vida, e que esse processo não termina nunca. Em cada fase de nossa vida social, somos exigidos a adquirir novos padrões que nos permitem conviver em coletividade. Podemos concluir que a socialização compreende todas as formas de aprendizado em sociedade. Tem início com as exigências de condutas dentro da família, que é nossa primeira experiência de vida social, se estendendo depois aos contatos sociais cada vez mais amplos como a escola, a vizinhança, as amizades, o ambiente profissional, a vida religiosa, a participação em associações ou clubes, os lazeres etc.

Você percebe que quando começa o convívio em um novo grupo social existe uma tendência a observar o comportamento dos outros? Esse processo vai criando referências sobre como devemos nos comportar, como os outros reagem a determinadas situações. Assim, podemos agir com mais segurança dentro dessas situações, pois aos poucos as coisas vão se tornando mais previsíveis a medida que nos habituamos e incorporamos muito dessa dinâmica coletiva. Pode-se dizer, ainda, que a socialização é uma forma de educação, mas vai para além dela. Mesmo em contextos nos quais as pessoas não têm consciência de que estão se educando mutuamente, o contato social indica formas esperadas de comportamento. Assim, podemos interagir com os outros sabendo seguramente que de acordo com nossa conduta pessoal podemos esperar um ou outro tipo de resposta. Por exemplo: se nos dirigimos com bons modos a alguém, esperamos ter o mesmo tipo de tratamento, ao passo que, ao sermos agressivos, podemos esperar também uma reação agressiva. Quando, por exemplo, professamos determinada religião, entramos para uma nova turma de amigos ou uns grupos praticantes de determinado esportes aprenderam como nos comportar, como pensar sobre aquele assunto, como interagir com os outros membros do grupo. Mesmo sem termos consciência, estamos sendo socializados nesses meios.

De acordo com a nossa cultura e a socialização, controlamos até mesmo os horários de fome, a postura corporal e os gestos, os hábitos de higiene pessoal e as formas de tratamento de saúde etc. Ou seja, cada cultura corresponde a um padrão diferente de realizar todas essas coisas necessárias à vida social, e que consideramos ser “normal” todos fazerem. E nenhuma dessas condutas é inata, ou seja, componente da nossa natureza. Aprendemos cada um dos procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com