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Homem E Sociedade

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Por:   •  8/10/2014  •  Exam  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

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Pergunta 1

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

a.

A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.

b.

Apenas as pessoas prepotentes, presunçosas acham que suas culturas são superiores às demais.

c.

O autor acha que somente com vários deuses é possível discutir esse assunto.

d.

O autor não dá importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atualização.

e.

S. P. Rouanet cita apenas os aspectos políticos da intolerância entre os grupos sociais, em virtude dos demais aspectos não terem importância para ele.

0,5 pontos

Pergunta 2

Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:

a.

A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.

b.

A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.

c.

Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.

d.

A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.

e.

Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.

0,5 pontos

Pergunta 3

Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:

a.

Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.

b.

A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.

c.

A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.

d.

É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.

e.

Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.

0,5 pontos

Pergunta 4

Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidadeainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):

“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada.

Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada.

A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua morte.

Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento.

É como se os olhos injetados de sangue do "criador cruel" estivessem pousados sobre esses infelizes. Uma velhagrita como que a ver fantasmas. Ela põe as mãos nos ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do bando que já estão mortos. Em sua memória essas vozes se misturam aos sons à sua volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu redor e nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à realidade apartada do delírio. Uma criança estende a mão, sem olhar para onde. Uma menina maior pega sua mão sem olhar para a criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A criança

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