TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Casos: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  4.111 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA

Código da Prova: 12105106

Curso: Pedagogia

Série ou Período: 1º Bimestre - 1º Semestre

Tipo: Bimestral

I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos

II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos

Gerada em: 07/05/2012 18:55:35

Modo de prova: Substitutiva;

Campus:_______________________________________________ Turma: 2012

Nome:_________________________________________________ Matrícula:____________

Assinatura:___________________________________________ Data:_________________

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões de múltipla escolha

Disciplina: 536540 - Homem e Sociedade

Questão 1: Pode-se afirmar que na globalização:

A)Os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.

B)Os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.

C)Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.

D)Os grupos culturais não existem.

E)“Grupos culturais” tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que todos somos iguais.

Questão 2: Assinale a alternativa com a definição correta de diversidade cultural:

A)Representa, basicamente, povos que entram em comércio internacional.

B)É, essencialmente, a passagem do tempo para as culturas.

C)A cultura é umfenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.

D)É originada dos processos ambientais de formação das culturas e de suas convenções sobre os significados para a vida dos membros.

E)É outro nome para etnocentrismo.

Questão 3: Assinale a alternativa correta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura:

A)Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas.

B)Os processos naturais, os ecológicos e aqueles culturais têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões muito próprias.

C)Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem.

D)A fala serve de exemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas (naturais) do homo sapiens sapiens com o aprendizado cultural.

E)Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, devem ser estudados separadamente.

Questão 4: A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais para estudar a história e as funções sociais envolvidas em suas concepções de vida e de morte. Assinale a alternativa com trechosdo livro-texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações em significados originais da morte, coerentes com os novos tempos de intensos contatos culturais entre os povos:

A)Pensando no caso dos funerais, a dor da perda de um indivíduo tem sido, ao longo da história humana, um exemplo de diversidade. Os funerais são rituais que expressam diferentes questões humanas com relação à inevitabilidade da morte, dos medos sobre a condição do morto após a morte, da putrefação do corpo, da perda de um ente querido etc., já que cada cultura responde de uma forma diferente: a cremação e o canibalismo do corpo do indivíduo morto são formas de solucionar a sua decomposição física; os egípcios desenvolveram o embalsamento para evitar esse processo; já o sepultamento é uma forma de afastar os vivos dos mortos.

B)Objetos utilitários, como as facas, podem servir também para demarcar posições de status social ou de especialização de funções. Assim, existem as facas com cabos adornados com madrepérola, ou com pequenos encraves de pedras preciosas e ouro. Nesse caso, não há uma utilidade no adorno do cabo, mas uma função social simbólica. Quando vemos o objeto, mesmo longe de seu proprietário, sabemos tratar-se de algo que pertence a alguém com posição social privilegiada. A estética, a ornamentação das facas ou de qualquer objeto utilitário que esteja à nossa disposição também simboliza e expressa as características da forma de organização de umasociedade. Isso porque nós “atribuímos significado às coisas do mundo” e percebemos que a quase totalidade do que vemos, ouvimos e sentimos adquire significado. Assim, as facas trazem ornamentos como pedras ou formas adicionadas ao cabo, que as tornam atraentes ou únicas. As cores têm significado: o branco pode simbolizar a paz; o preto pode simbolizar tristeza ou mistério; o vermelho, a sensualidade ou o amor. Os sons também: o badalar dos sinos em uma igreja pode simbolizar comemoração ou morte, o som da água em uma fonte pode simbolizar tranquilidade e, por isso, é utilizado terapeuticamente para acalmar.

C)Existem rituais fúnebres tradicionais, como os excêntricos realizados na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Há uma procissão que leva o corpo até o cemitério, acompanhada de uma banda de jazz, que segue entoando canções tristes e cheias de lamento. Os parentes e amigos que seguem a procissão a pé demonstram tristeza, perda e consternação. Entretanto, ao sair do cemitério, a procissão faz o caminho inverso, retornando. E, de fato, tudo se inverte. A música se torna alegre e agitada, e as pessoas que seguem a procissão dançam, demonstram muita alegria e satisfação. Isso é um exemplo de diversidade e de como dependemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com