TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e sociedade

Seminário: Homem e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade

São José, 2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

1- Introdução

Todos os individuos nascem dentro de um grupo que consequentemente, através da convivencia vai adquirir traços de personalidades que as definirão. E cada dia torna-se importante para que descubra o modo de vida existente no grupo. Adquirir as diferentes maneiras de agir, pensar e falar pode-se definir como o processo de socialização.

A socialização começa a abrir espaços para que possamos entendê-la e de que tal maneira possa adquirir o processo de socialização naturalmente. Sabendo que o processo de socialização é algo essencial em meio à sociedade, temos que compreender que sem ela não conseguiriamos chegar a entender como adquirimos os nossos proprios costumes.

Com o intuito de elaborar a atividade de autodesenvolvimento da disciplina Ciências Sociais, será realizado este trabalho com intuito de elaborar um texto que apresente discussões sobre o processo de socialização.

2- Desenvolvimento

O processo de socialização tem extrema importância para os indivíduos. É onde descobrimos a personalidade que cada um possui e contribui para formar o seu grupo social. A socialização nos traz benefícios que nos levam a compreender os critérios morais e éticos, de acordo com a forma estabelecida em meio à sociedade. Mas quando que começa o processo de socialização?

As situações que marcaram na infância, nos levaram a passar pelo processo de socialização, que é onde se inicia a interação com a sociedade. Como consequência, tudo o que se aprende, nos definem de tal maneira que os traços possam ser iguais, mas também podem ser únicos. As diferentes experiências são as que definem a posição pessoal de cada um para com a sociedade.

Um simples exemplo de traços adquiridos em meio ao grupo que vive, é de alguém que nasce na Bahia, se fazermos uma comparação sobre o modo de falar, certas palavras é diferente de quem nasce no Rio Grande do Sul. A convivência leva a adquirir o mesmo traço se junto ao mesmo grupo social, são esses que fazem parte do processo de socialização.

O compartilhamento dos traços através de um grupo específico, não significa haver certa “imitação” de traços, mas sim adquirir traços que por sua vez são natos do mesmo grupo. Diferentemente dos “heróis”, símbolos sociais que permitem as pessoas, adquirirem a imitação de traços. Já o “status” definem as posições pessoais na hierarquia social e para obtê-lo, basta mostrar capacidade pessoal.

Um exemplo pessoal, meus pais sempre me passaram de como eram suas vidas na infância. Trabalhavam e não tinha tempo de estudar, tudo isso para ajudar seus pais. Consequentemente eles não terminaram seus estudos. Com isso eles me passam como ensinamento a ser uma pessoa persistente, estudar e estudar sempre, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com