TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hu Kkkk.

Artigo: Hu Kkkk.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Edição do dia 10/12/2010

10/12/2010 08h22 - Atualizado em 10/12/2010 08h33

Demanda por engenheiros aumenta e mercado importa profissionais

Ao todo, 32 mil os engenheiros que saem das universidades por ano. Para acompanhar o crescimento, hoje, seria necessário mais que o dobro desse número.

imprimir

Reprovações, desistências, falta de gente capacitada. As falhas na educação, desde o Ensino Fundamental, deságuam no mercado de trabalho. E o Brasil enfrenta, em muitos setores, o que se chama de apagão de mão de obra.

Um caso é mais grave. Às vésperas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, faltam engenheiros para tocar as obras. Muitas empresas são obrigadas a buscar profissionais lá fora.

Está acontecendo em algum lugar perto de você: operários trabalhando, retroescavadeiras em atividade, instalação de fios, pisos, paredes, jardins, edifícios, bairros inteiros em construção.

Um boom imobiliário, que começou com a estabilidade da moeda e cresceu em um curto espaço de tempo. É bom, mas pode provocar uma crise.

Do pátio de um condomínio formado por cinco prédios em construção, é possível ver que, em volta, estão sendo erguidos outros edifícios e condomínios parecidos ou maiores. Isso apenas na Zona Oeste do Rio. Em outras capitais e cidades médias, e mesmo pequenas do Brasil, estão sendo planejados e construídos milhares de outros. Logo virão os estádios da Copa e das Olimpíadas, as estradas, os viadutos, os anéis rodoviários, as passarelas e os shopping centers. Quantos engenheiros serão necessários para planejar e administrar tantas obras? Os especialistas acham que não haverá um número suficiente deles.

Ao todo, 32 mil os engenheiros que saem das universidades por ano. Para acompanhar o crescimento, hoje, seria necessário mais que o dobro desse número.

“No mínimo uns 70 mil engenheiros por ano. Se você compara com a Rússia, que tem uma formação em torno de 120 mil engenheiros por ano, ou a Índia, que tem 190 mil engenheiros por ano, os números do Brasil são muito baixos”, compara o professor da COPPEUFRJ, Aquilino Senra.

A França tem 15 engenheiros para cada mil habitantes. Nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 engenheiros para cada mil. No Brasil, são apenas seis.

Só na indústria automobilística e na exploração de petróleo, seriam necessários 34 mil novos engenheiros.

“Quando houve a descoberta do pré-sal eu tive a definição de que a minha carreira seria na área de engenharia e, mais especificamente, na área de engenharia de petróleo”, conta o engenheiro de petróleo João Francisco.

A carência de engenheiros brasileiros abre o mercado para profissionais estrangeiros. Entre 2008 e 2009 o número de autorizações concedidas a engenheiros estrangeiros saltou de 2.700 para 3.500.

O professor faz um alerta: “Se não for dada uma resposta imediata nos próximos dois anos para essa deficiência, teremos nos próximos quatro anos uma situação insustentável em termos de desenvolvimento tecnológico do país.”

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »