TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Hu.ano

Artigos Científicos: Direito Hu.ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Imaginem que dentro em breve, haverá um plebiscito no Brasil, onde os eleitores deverão aprovar a possibilidade de escolha entre a permanência do regime de governo presidencialista ou a troca pelo regime parlamentarista ?

De acordo com a Teoria Geral do Estado. O sistema presidencialista foi inspirado no Monarquia Absolutista, onde o rei detinha plenos poderes de mando, e realmente acontece q é uma "ditadura" com tempo determinando, submetendo o legislativo aos mandos do poder Executivo. Pode não parecer ,pq temos a impressão que os parlamentares fazem o que querem e não trabalham,mas a questão é q eles deveriam editar e propor as leis mas se vc perceber bem, quem normalmente faz isso é o Executivo, então se os impostos estão altos, se o salário está baixo, é tudo proposto pelo executivo,que devia administrar a máquina pública e não ficar editando leis.

O sistema parlamentarista ao contrário torna o Executivo e o Legislativo muito dependentes um do outro., o que faz com que os dois precisem sempre andar juntos para que o governo seja governável pois existe sempre uma dependência grande do primeiro- ministro com a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opinião popular para permanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticos andem na linha.

Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, pq o povo exerce muito mais influência porque a qualquer momento o congresso pode ser dissolvido.

A intelectualidade no Brasil é unânime em dizer que o parlamentarismo é a melhor forma de governo até pq tivemos um modelo muito parecido que foi o governo de D. Pedro II. que governou o país por 50 anos e o país teve tranquilidade política e funcionava,o monarca era adorado pelo povo. O Parlamentarismo é a fórmula mais moderna de governo,o Presidencialismo é uma fábrica de crises, principalmente quando o eleito não tem maioria no Congresso Nacional. Ele se vê obrigado a negociar e é aí que a corrupção começa, na distribuição de cargos para ter maioria no Congresso e poder governar.

No Parlamentarismo a maioria é quase natural, podendo se fazer alianças as claras, sem necessidade de arranjos escondidos. As alianças são entre Partidos e não entre pessoas individualmente.

No Parlamentarismo o governante pode ser trocado a qualquer momento em que perder a confiança da sociedade, basta o Presidente dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, para que uma nova nova maioria seja eleita e um novo 1º Ministro seja indicado.

Isto permite maior flexibilidade ao governo. O presidente, geralmente, é uma figurinha decorativa. Quem manda é o Primeiro Ministro.

Ele está lá sustentado pelos caciques do maiores partidos ou pela coalizão destes. Se o gajo não resolve o que está sendo pedido...FORA ! Elege-se outro e manda-se ver, até acertar.

No Presidencialismo temos que aguardar os 4 anos para se fazer a troca ou entrar com um processo complicadíssimo e demorado de impeachment, fazendo com que a crise paralise o país e o Congresso Nacional durante muito tempo.

No Brasil, antes de se abraçar o Parlamentarismo é preciso que se fortaleça os Partidos, para que eles sejam ideológicos e com Programas claros para que o povo saiba com antecedência o que será feito pela maioria partidária, se alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com