TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBM

Resenha: IBM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Resenha  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1:

Empresas como IBM e outras citadas no texto base do trabalho, apresentam certa flexibilidade em sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais devido a que são empresas de tecnologia, projetos, consultoria etc, e esses profissionais serem contratados de uma forma terceirizada, ou seja, não tem vinculo direto com a empresa. Geralmente a contratação é feita por contrato de trabalho, quando o contrato termina, se ela tiver interrese o contrata de novo. Esses serviços podem ser realizados a distancia e eles podem trabalhar em casa e conectados pela Internet. Esse modelo de contratação permite que a empresa entregue resultados mais rapidamente para os clientes e com um custo mais baixo.

As organizações burocráticas seguem um modelo de gestão proposto por Max weber, um sociólogo alemão, ele desenvolveu essa teoria com base nas estruturas das empresas e descreveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. As organizações burocráticas se baseiam em racionalidade, tendo como características normas e regulamentos, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotinas e processos padronizados, competência técnica e méritocracia, especialização do administrador, profissionalização dos participantes e completa perversidade do funcionamento.

Questão 2:

Com a acelerada evolução da tecnologia, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando,a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da Internet.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos.

FACEBOOK é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010). Em 2006 o Facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários (Vaz, 2010).

O GOOGLE conta um sistema de círculos de amigos, podendo adicionar qualquer pessoa não precisando aceitar a um convite como nas redes convencionais. Já o Facebook conta com o sistema tradicional de lista de amigos, sendo necessário enviarem convite às pessoas para que elas entre em sua lista. Esse meio exige uma aprovação de quem recebe o convite.

Em ambos é possível escolher grupos específicos de usuários para compartilhar conteúdo.

Questão 3:

Os fragmentos A, B, e C utilizam bases estatísticas para defenderem a afirmação que o novo modelo de trabalho vem aumentando, utilizam o nome do autor da estatística que são IBM, a consultora americana Elance e o sindicato dos freelancers nos EUA, freelancers union.

Já nos fragmentos D e E o autor do texto utiliza a opinião de pessoas especialistas nesse assunto que no caso é a Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page e o diretor do escritório brasileiro da Robert Ralf, Fernando Mantovani.

Assim sendo, utilizando essas bases, o autor do texto consegue atingir seu objetivo que é afirmação que os freelancers vem ganhando espaço nas grandes empresas e também da maior credibilidade ao texto.

Questão 4:

A contratação de freelancers esta sendo expandido ano após ano nas empresas, contratados que trabalham todo dia para o mesmo patrão perdem espaço e ganham espaço trabalhadores temporários com o motivo do diferencial, eles podem trabalhar em casa sem burocracia, flexibilidade de horários e com mais liberdade, sem a pressão do seu subordinado, mas com prazos estipulados para o termino do trabalho.

Com pouco tempo e urgências as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com