TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBM. A flexibilidade do horário de trabalho

Resenha: IBM. A flexibilidade do horário de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Resenha  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 4

A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.

De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Segundo Cláudio Dedecca, economista da Unicamp, a flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. “Esse profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adequam melhor ao horário flexível.”

Ele afirma que há setores e funções em que a flexibilidade é mais fácil. “Quando o trabalho é mais individual e o que interessa é o produto final, isso é possível.”

Dedecca alerta para o fato de a flexibilização não se transformar em ônus para o trabalhador. “Muitas vezes, ao invés de ter liberdade, o funcionário fica mais exposto às demandas da empresa. A pessoa fica mais tempo disponível e não recebe por isso.”

Eduardo Pelegrina, diretor de recursos humanos da Motorola, aponta a forma flexível de trabalho como adaptação das empresas. “É algo necessário e inevitável. As empresas que mantém contato com o exterior precisam dessa ferramenta para se comunicar.”

No caso da Motorola, ele diz que, como a empresa trabalha de maneira global, são necessários horários flexíveis para se relacionar com outros países.

Pelegrina aponta ainda mudança no pensamento da empresa, que deixa de se preocupar com horários de entrada e saída e passa a focar apenas o resultado dos trabalhadores. “A gestão própria da vida pessoal e profissional é muito positiva. O funcionário passa a trabalhar nos horários em que pode ser mais produtivo.”

De acordo com ele, como o funcionário passa a trabalhar mais satisfeito a empresa percebe a melhoria na qualidade do serviço. “Não há como não influenciar no resultado. A satisfação reflete na qualidade do serviço que é o que realmente importa para a empresa.”

IBM consegue reter talentos

A IBM tem um programa de flexibilização no Brasil desde o ano 2000. Segundo Fabiana Galetol, gerente de diversidade e clima organizacional da empresa, todos os profissionais são elegíveis para ter liberdade de horário.

As principais mudanças percebidas com a implantação do programa foram o aumento da produtividade, da satisfação de trabalhar, da qualidade de vida, da autonomia e da concentração dos colaboradores.

Para a empresa o programa é a oportunidade de reter profissionais de talento. “Trabalhando satisfeitos, os profissionais permanecem e se desenvolvem dentro da empresa.”

As possibilidades de flexibilização que a IBM oferece são a Semana de Trabalho Comprimida (o funcionário deixa de trabalhar algum dia da semana e insere essas horas pendentes em outros dias), a Jornada de Trabalho Individualizada (o funcionário pode escolher, dentro dos horários estabelecidos, o horário de entrada, almoço e saída do trabalho) e o FlexiPlace (o funcionário trabalha três dias na IBM e dois em casa).

Programa contempla 100% de empresa

A TOTVS S.A., companhia que agrega as divisões Logocenter, Microsiga, RM Sistemas e TOTVS-BMI, adotou a flexibilidade de horário de trabalho há pouco menos de 10 anos. O grupo atua no desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão empresarial integrada e na prestação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com