TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de despesas

Seminário: Identificação de despesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Seminário  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

A identificação dos gastos relacionados à produção e prestação de serviços de uma empresa, seja ela industrial, comercial ou de serviços, é de extrema importância para o sucesso da organização. Nenhuma empresa consegue sobreviver sem considerar a informação do real custo de seus produtos ou serviços. É uma condição essencial à perfeita e correta mensuração dos custos incorridos. Através das informações detidas por essa área é possível o estabelecimento de padrões, orçamentos e demais formas de previsão, além da possibilidade para o acompanhamento e comparação do que foi previsto com o que está sendo executado, o que permite investigar as prováveis causas quando houver variações. A elaboração de um método de obtenção de informações e controle das mesmas, seja ele complexo ou sucinto, é primordial para que o gestor da organização possa administrá-la de maneira correta e de encontro ao sucesso financeiro e organizacional. Foi nesse sentido que se chegou ao ponto primordial desse estudo, ou seja, calcular os custos de produção e de prestação de serviços de uma organização, que possibilitasse a perfeita interação entre os conteúdos estudados na academia e a aplicação prática nas organizações.

DESENVOLVIMENTO

1. DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

2. MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

É necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por absorção e o custeio variável. Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais. Para Koliver (2000), esse é o terceiro grande caracterizador dos sistemas de custeio, referindo-se à separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessário dos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupação da entidade.

2.1.CUSTEIO VARIÁVEL: Para Koliver (2000), o custeio variável está alicerçado na apropriação de todos os custos variáveis – diretos ou indiretos – aos portadores finais dos custos, fundamentado, na relação entre esses e o grau de ocupação da entidade. Para Horngren, Foster e Datar (2000, p. 211), custeio variável “é o método de custeio de estoque em que todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis: eles são custos do período em que ocorreram”. Lopes de Sá (1990, p. 108) diz que o custeio variável é “o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos”. Para Leone (1997, p. 322), “o critério do custeio variável fundamenta-se na idéia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis (debitadas aos produtos em processamento e acabados) serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida (referência, base, volume) dessa atividade”. No custeio variável somente são apropriados como custos de fabricação os custos variáveis, sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com