TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Da Sinalização De Transito

Artigos Científicos: Impactos Da Sinalização De Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

O impacto da sinalização no transito

NASCIMENTO DE ASSIS, Lucas

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

LEANDRO DE OLIVEIRA, Francisco

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

GIMENEZ PEDROSA, Gabriel

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

DONIZETE GOI, Bruno

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

COELHO DA SILVA, Rodrigo

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

SOARES PINHEIRO, André

Graduando em Engenharia de produção – Unicid/São Paulo

Orientador

Luciana Borin de Oliveira

2014

Resumo

A sinalização de transito tem como função orientar, advertir, informar, e controla a circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres, assim garantindo a sua segurança. A sinalização é feita através de placas, faixas de pedestres, semáforos, sonoros e gestos do agente de transito, cones e cavaletes.

A ausência dessas sinalizações compromete diretamente a segurança no transito causando acidentes, compromete também a fluidez, mas é importante que se respeitem as condições necessárias para a correta aplicação do material e zele por sua qualidade, utilizando o dinheiro público com responsabilidade. Para a correta manutenção das vias terrestres, é executado a elaboração de projetos onde é dividido por 5 fases. Os procedimentos de elaboração dos projetos devem obedecer os princípios como: Legalidade, suficiência, padronização, clareza, precisão, confiabilidade, visibilidade, legibilidade, atualidade, manutenção e conservação que resulta em eficiência da sinalização.

Se demonstrara ao longo do trabalho medidas assertivas de correção a má sinalizações, facilitando o trafego seguro de pedestres e veículos.

Palavras chaves: Sinalização, segurança, transito.

Abstract

The signaling traffic function is to advise, warn, inform, and controls the movement of pedestrians and vehicles by land routes, as well ensuring their safety.

The signaling is done by plates, strips pedestrian traffic lights, sounds and gestures of the agent traffic cones and easels. The absence of these signals directly compromises the security in causing traffic accidents, also compromises the fluidity, but is important to respect the necessary conditions for successful application the material and ensure by its quality, using public money responsibility. For proper maintenance of land routes, runs project design, which is divided, into 5 phases.

The procedures for development projects must conform to the principles: legality, sufficiency, standardization, clarity, accuracy, reliability, visibility, readability, timeliness, service and maintenance that results in efficiency signaling. Be demonstrated throughout the work assertive measures to fix the poor signage, facilitating safe pedestrian and vehicular traffic.

Key words: Signaling, safety, traffic.

Introdução

Segundo historiadores, a construção de alguns impérios, como persa e romano, impulsionou o desenvolvimento das estradas, pois os caminhos de pedras eram construídos para garantir a expansão do império. Os romanos foram considerados os grandes peritos em construção de estradas. Possuíam uma extensa rede viária com mais de 350.000 km de estradas sem pavimentação e já tinham sinalizações, marcos quilométricos, indicadores de sentido e as primeiras regulamentações de tráfego. Os primeiros relatos de congestionamentos apareceram na Grécia Antiga. Eram comuns as reclamações de como a largura das ruas eram insuficiente para o número de pessoas e veículos e que alargá-las seria inútil, uma vez que o volume de tráfego tenderia a crescer. No fim do século XVI é que a construção de estradas, essencial para a integração do Império Romano, foi retomada. E até o fim do século XIX, as estradas que mais se desenvolveram foram às estradas de ferro. O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto-Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, depois veio a Lei n º 5.108 de 21 de setembro de 1966. E, hoje, encontra-se em vigor, o Código de Trânsito Brasileiro instituído pela Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997.

É através da sinalização do trânsito que se orienta, adverte, informa, regula e controla a adequada circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres. O Código de Trânsito (ou em legislação complementar) determina que sempre que se fizer necessário, serão colocadas nas vias sinais de trânsito. Os sinais de trânsito são classificados em verticais (placas de sinalização), horizontais (como faixa de pedestre, por exemplo), luminosos (semáforo), sonoros (silvos de apito, que variam de acordo com a duração e a quantidade), gestos do condutor e do agente de trânsito (sinais realizados com os braços) e dispositivos de sinalização auxiliar (cones, cavaletes). As placas podem ser classificadas em: placas de regulamentação que possuem formato circular (exceto as de pare e dê a preferência), fundo branco e a borda vermelha.

Objetivos

Demonstrar aplicação das sinalizações de transito nas áreas de organização do trabalho gestão de recursos humanos e responsabilidade socioambiental. Conscientizar da importância de obedecer às sinalizações e os perigos de não respeita-las de maneira adequada, causando acidentes com graves sequelas que podem ocasionar paralisias e até mesmo a morte

Desenvolvimento

Sinalização pode salvar vidas

A falta de sinalização nas estradas compromete diretamente a segurança no trânsito e podem provocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com