TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres No Trânsito

Trabalho Universitário: Mulheres No Trânsito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 20 fev. 2013.

R.

De acordo com a figura acima e observações feitas, o objeto de estudo em questão são as superlotações carcerárias que acontecem em todo país, em que muitos detentos estão ali presos, mas que já cumpriram pena, e que devido a burocracia administrativa superlotam os presídios junto a tantos outros indivíduos presos recentemente.

Diante das formas de nos apropriarmos desse conhecimento, está a de através da realidade de tomarmos conhecimento do que realmente acontece no mundo carcerário através daquela imagem, da qual está de forma tácita, não precisando de intermédio de outras pessoas ou dos meios de comunicação. Outra forma de apropriarmos do conhecimento é participando diretamente daquele fato, vivenciando aquela realidade sem precisarmos do auxílio de outras pessoas para que possamos entender tal situação. A partir daí você vivencia diretamente, e não através de busca em pesquisas, livros, gráficos, etc.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

CARÁTER ACRÍTICO

CARÁTER CRÍTICO

SENSO COMUM CIÊNCIA

CARÁTER SUBJETIVO

CARÁTER OBJETIVO

R:

A Filosofia é a ciência que faz o conhecimento das coisas pelas causas e razões criticando e encontrando métodos e explicações científicas. Estuda os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. O senso comum é o que é passado de geração para geração, como forma de orientação e previsão.

A ciência é objetiva, ao contrário do senso comum que é subjetivo. A ciência é o sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico preocupando-se sempre com respostas exatas. Através do conhecimento científico pretende entender a natureza e o universo em que vivemos por meio de elementos conhecidos, concretos e objetivos.

O senso comum não se preocupa com a exatidão, apenas cumpre o valor cultural.

Senso comum é o que se aprende através da cultura popular e que não se questiona. É do viver e aprender atrelado a experiência de vida das pessoas.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com