TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do movimento restaurador na educação brasileira depois de 1930

Seminário: Importância do movimento restaurador na educação brasileira depois de 1930. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Seminário  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 5

Futuras e futuros colegas de profissão, envie a 5ª atividade no portfólio 5, seguindo as mesmas orientações que disponibilizei na primeira atividade. Relembrando que esta é ultima atividade (cinco) se estenderá por mais 01 (um) dia após as P1 e P2, para que vocês tenham tempo de revisar o conteúdo das provas.

Após ler as aulas 10, 11 e 12, descreva de forma sucinta os questionamentos:

1 - A partir da seguinte afirmação, que“[...] de todos os movimentos que o Brasil enfrentou, o que movimento que mais ganhara destaque em vários seguimentos da sociedade brasileira, foi o de 1930”. Descreva sobre a importância do movimento renovador na educação brasileira após 1930.

Ao surgir o movimento renovador, os renovadores tiveram que disputar o controle do espaço pedagógico com os educadores católicos, podendo dizer que o problema da pedagogia no Brasil é a ausência completa de um ideal educativo.

O denominar-se "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", visando a concretização de um dos princípios máximos; o direito de todos à educação e escola gratuita para todos, no entanto, a escola pública e gratuita consistia um risco de esvaziamento das escolas privadas e a extensão da escolarização a todas as camadas, com evidentes ameaças para os privilégios assegurados às elites. O manifesto tratou a educação como um problema social e reconheceu ao cidadão o direito à educação, e ao Estado o dever de segurar e assegurar para que ela fosse única e a todos os que procurassem a escola pública. Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública.

2 - Faça uma articulação do movimento escolanovista com a influência na educação pós -moderna e o que é ser professor nas perspectivas atuais da educação, frente a presença das novas mídias no contexto escolar? (valor 0,0 a 2,0)

Na educação pós-moderna a nossa maior preocupação e a dos governos, é manter o direito de educação para todos e evitar o número de evasão com consequência graves para o futuro.

E quanto ao ser professor nos dias de hoje, pode-se dizer que; a discussão sobre o ofício de professor como uma profissão, e um profissional docente, as quais demandam um corpo de saberes, habilidades, competências, normas e valores, tem sido recorrente na pesquisa educacional nos últimos anos. Evidenciam-se, atualmente, preocupações com os cursos de formação de professores, em nível superior, efetivamente no que diz respeito à formação do professor enquanto um profissional, mesmo acatando a ideia de que a profissionalidade não é construída apenas no contexto acadêmico ou universitário da formação inicial, não basta somente ter o diploma na mão e ir para a sala de aula, antes de tudo, é preciso amar o que se faz e defender o seu objetivo acima de tudo que é; “preparar o indivíduo para a vida”. Não podemos pensar no futuro sem pensar em educação, e o profissional que vai fazer parte deste processo de aprendizagem, no qual a criança espera ao chegar na escola, fazer com que ela aprenda com significado e leve este aprendizado para o seu uso no dia-a-dia. Vale lembrar que não basta somente dar livros ou escrever no quadro, é preciso fazer com que esta criança tenha prazer em aprender e tenha novas maneiras de adquirir este aprendizado, despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com