TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Movimentos Sociais: Demandas e lutas da sociedade civil brasileira

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

Unidade Brigadeiro/SP

SERVIÇO SOCIAL

MOVIMENTOS SOCIAIS

Nome do tutor presencial: Prof.ª Ana Aparecida Lopes Lima 

Nome do tutor à distância: Prof.ª Celina Antônia da Silva

        

Ana Paula S. Gabriel RA 4321777764

Maria Carmen L. Mendes RA 4300084651                        

Gerson de Oliveira RA 4300069380                          

Maria D’Arc Porto Ambrosio RA 4300069383

 Abril/2015

RELATÓRIO REFLEXIVO

“Movimentos Sociais: Demandas e lutas da sociedade civil brasileira”

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO............................................................................ 4
  2.  DEMOCRACIA .............................................................................

2.1.   Princípios e prática de democracia no coletivo ..........................

2.2.   Movimentos sociais que buscam igualdade de direito

         e de acesso....................................................................................

  1.  Vínculos entre os movimentos sociais e as Ongs........................
  2. CONCLUSÃO
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO (D’ARC)

De acordo com resultados de pesquisas realizadas pelo nosso grupo aprofundamos nos conhecimentos referentes à conjuntura nacional e o cenário político histórico no qual os movimentos sociais se fundam suas demandas e lutas da sociedade civil brasileira, sobre a construção da democracia e o papel dos mediadores nos novos movimentos sociais. Faremos um mapeamento dos principais atores sociais responsáveis pelas ações coletivas e suas diferenças entre movimentos sociais e redes de mobilização civis.

Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros. Falamos também sobre a expansão e o vínculo dos movimentos sociais e as.

ONGs (Organizações não governamentais), que conforme a autora Gohn as Ongs se tornaram os novos militantes dos anos 90, e sobre as formas de apresentação dos novos movimentos sociais.

ETAPA 1 – ANA

ETAPA 2- CARMEM

Democracia 

É a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade.

O estabelecimento da nova Constituição da República, em 1988, considerada o marco principal de criação de um sistema descentralizado e participativo de gestão das políticas sociais, após 20 anos de Criação e implementação dos conselhos de gestão ainda Ha dificuldades e impasses, no sentido ser eficazes e efetivos na sua proposta de controle social e democratização das políticas públicas.

No governo Lula, apesar do discurso participacionista, optou-se por uma prática de governabilidade na relação com os partidos e com o Congresso nacional que conservou os padrões tradicionais da política brasileira do clientelismo.

Uma perspectiva teórica que dominou o pensamento político brasileiro por muito tempo dizia respeito ao impacto dos fatores étnico-culturais na formação da sociedade brasileira. Essa abordagem, denominada culturalista, trabalhando no plano simbólico-ideológico, examinou de que forma se institucionalizou o poder político no Brasil. Dessa perspectiva procurava encontrar as raízes do caráter nacional da nação.

Na política de manutenção do poder vigente, pode-se dizer que a experiência política brasileira tem se caracterizado pela predominância de formas autoritárias de governo, gerando, como conseqüência, uma restrição às possibilidades de uma participação política mais efetiva.

Através da participação política os cidadãos alcançam a sua autonomia, tão importante para a emancipação social.  Segundo Gohn (2003, p. 30) a participação é um processo de vivência que imprime sentido e significado a um movimento social, desenvolvendo uma consciência crítica e gerando uma cultura política nova, Estado Democrático de Direito, bem como uma clara e evidente forma de desenvolvimento, porque o enraizamento do Estado nacional está se transformando, no sentido de um alargamento de sua base social. Esse processo de construção  parece evidenciado pelas condições atuais do Estado e da sociedade brasileira.

os movimentos sociais na atualidade demonstra que pela primeira vez na história do Brasil, as classes oprimidas e desprivilegiadas do sistema político, as quais sempre foram tratadas de forma clientelista a espera de “favores” das classes dominantes, agora vêem na participação democrática popular um canal para expressar suas demandas na esfera pública, o que se traduz sem dúvida em um agir comunicativo.

Em relação aos conselhos e conferências propõe-se aperfeiçoá-los na perspectiva da construção de sistemas descentralizados e participativos em relação às políticas públicas em todas as esferas de governo. Destaca-se a necessidade de criar mecanismos de interlocução e articulação entre os mesmos no sentido de superar a fragmentação de sua ação e assim contribuir para a integração das políticas com as quais dialogam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com