TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Ensaios: Indicadores Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANTONIA ELIENE PEREIRA DA SILVA RA 330970

TUTOR PRESENCIAL SUSANNY MONTEIRO SOEIRO

TUTOR A DISTÂNCIA HELENHOSE COELHO

BARRA DO CORDA / MA

2011

Atividade Avaliativa Questionário

Questões Dissertativas

Questão 01 (Questão 2 do tema 1 – Caderno de Atividades)

A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.

Resposta:

A evasão do campo, em busca de um vínculo de emprego, com salário mensal, pela oferta das comodidades da cidade grande, é o abalo social da industrialização, com reflexos, pela concorrência, na crescente demanda de se permanecer no mercado produtor. Daí porque, a propaganda, que passa a ter fundamental importância nos negócios, movimenta (cria) a "necessidade" da massa em apresentar-se, e impor-se na sociedade como possuidor de lançamentos de produtos no mercado, induzido pela falsa necessidade do TER e do MOSTRAR.

Observa-se também mais poluição, mais lixo enfim, desde que se começou a industrializar o mundo polui mais o meio ambiente por causa das tecnologias, vendem mais carro, moto e etc. E as pessoas compram mais, aumentando assim o número de lixo nas ruas, nos rios etc.

As pessoas hoje em dia não precisam viajar para ver uma pessoa basta ligar sua web cam que pode conversar e ver uma pessoa que está do outro lado do mundo, então isso tem um efeito global.

Com o aumento de gás carbônico dos veículos estamos cada vez mais superaquecendo o planeta, as geleiras estão derretendo e isso terá um efeito no mundo inteiro, cidades inteiras vão desaparecer. As pessoas estão estudando mais, com isso a taxa de natalidade cai, pois quanto maior o grau de escolaridade menos filhos. As pessoas têm ascensão social, antigamente quem era pobre morria pobre, hoje não, você tem várias possibilidades de correr atrás e subir na vida...

Questão 02 (QUESTÃO 6 – do tema 2 – Caderno de Atividades)

Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.

1. Xenofobia: É o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêem de fora do seu país.

2. Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com