TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice etnocêntrico

Tese: Indice etnocêntrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Tese  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Quais valores, normas e costumes de outras culturas podem ser citados como exemplos contrastantes com a realidade cultural brasileira? Como lidar com as diferenças sem ter uma postura etnocêntrica?

Os valores, normas e costumes, variam de acordo com o tipo de sociedade que o indivíduo vive, como por exemplo os indígenas embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos e costumes próprios, existem alguns costumes que são comuns entre os povos indígenas brasileiros, eles se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes, tubérculos), costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos, os homens saem para caçar em grupos, fazem cerimônias e rituais com muita dança e música, costumam pintar o corpo nestes eventos, desde pequenas as crianças são treinadas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta, realizam rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta, moram em habitações feitas de elementos da natureza (troncos e galhos de árvores, palhas, folhas secas, barro), fazem objetos de arte (potes e vasos de cerâmica, máscaras, colares) com materiais da natureza, esta atividade é desempenhada pelas mulheres das tribos, tratam as doenças com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura, dirigidas por um pajé, possuem o costume de dividir quase tudo que possuem, principalmente os alimentos, possuem uma religião baseada na existência de forças e espíritos da natureza.

As normas devem ser cumpridas conforme as obrigações sociais a que o indivíduo esta submetido, e é dividida em duas categorias a formal constituída pelo poder publico e a informal que depende dos costumes, crenças e valores do individuo.Temos que aprender a respeitar tudo e todos, cada um tem sua maneira de se comportar, respeitando para se dar o direito de ser respeitado.

À medida que os valores se transformam em normas e costumes, passam a assegurar a regulamentação da vida dos indivíduos e dos grupos de uma sociedade.

Quais instituições sociais podem ser consideradas as mais representativas da sociedade brasileira e do ser brasileiro? Por quê?

As instituições sociais são importantes para aprendizagem social onde os indivíduos são inseridos.

As principais instituições sociais são: família, religião, educação, política e econômica.

Família: primeiro grupo social, que são relacionadas pelo sangue, casamento ou adoção, seu principal papel é a socialização das crianças.

Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma de religião, pode ser definida como crenças, doutrinas, rituais relativas às coisas sagrada, ou qualquer outra instituição que traga a socialização para os povos.

Educação: constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a estrutura educacional como processo de transmissão de conhecimentos e valores presentes na sociedade.

Política onde as pessoas passa pelo processo social de desenvolvimento de Instituições Políticas especializadas, como tribunais, partidos políticos, governo e etc.

Econômica: As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com