TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estado oligárquico, o estado de desenvolvimento e o estado neoliberal

Resenha: O estado oligárquico, o estado de desenvolvimento e o estado neoliberal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

BRASIL: ESTADO OLIGÁRQUICO, ESTADO DESENVOLVIMENTISTA E ESTADO NEOLIBERAL

A República no Brasil coincide com a democratização dos Estados liberais. Entretanto as características do Estado Brasileiro neste período foram mais que um simulacro dos regimes liberais-democráticos da Europa. Por isto, este período foi classificado como República Oligárquica.

Na Primeira República brasileira a maior parte dos presidentes eram de São Paulo (produtores de café) ou de Minas Gerais (produtores de leite). Este período foi dominado por um Estado Oligárquico e nesta época foi marcante a influencia dos grande fazendeiros na política e na sociedade (muitos deles eram chamados de coronéis).

Com a República acabou o voto censitário e foi instituído o voto masculino para maiores de 21 anos. Entretanto, mulheres, analfabetos, padres e soldados não tinham direito ao voto. Nem 10% da população tinha direito ao voto visto que era alto o número de analfabetos.

A base da economia brasileira no início do período republicano continuava a ser a produção agrícola para a exportação. O principal produto era o café e desta forma, seus produtores gozavam de grande poder econômico e político.

A economia brasileira era essencialmente agrícola e 70% da população em atividade trabalhava na agricultura. Assim, os coronéis tinham em suas fazendas um grande número de trabalhadores que precisavam da ajuda dele. O coronel criava uma dependência pessoal dos trabalhadores em relação a si próprio. Sua influência também estava nas cidades. Em troca destes favores, o coronel exigia que as pessoas votassem nos candidatos indicados por ele. Quem se recusasse a votar podia sofrer diversas formas de violência. Como naquela época o voto era aberto ficava fácil o coronel controlar o voto do eleitor que ficou conhecido como “voto de cabresto”. Também eram comuns a prática de fraudes para garantir a vitória nas eleições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com