TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infoproletários

Artigo: Infoproletários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Artigo  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Infoproletários: Degradação real do trabalho virtual

Os infoproletários são aqueles trabalhadores que estão no circuito do mercado de trabalho, vendem sua força de trabalho e têm como principal instrumento um terminal de computador, um celular ou quaisquer outros equipamentos informacionais que se encontrem em grande expansão dentro do mundo do trabalho. É possível caracterizá-los como o setor da classe trabalhadora que se amplia em escala mundial e trabalha com as chamadas tecnologias de informação. Esse contingente de trabalhadores engloba trabalhadores aqueles que trabalham na indústria de softwares e, de forma mais expressiva, os trablhadores que trabalham com call center e os operadores de telemarketing, incluindo aqueles que trabalham em casa usando computador. Quase 70% desse contigente é formado por força de trabalho feminino.

Esse grupo floresceu nas últimas três décadas e meia a partir do aumento expressivo do uso da tecnologia da informação, da globalização e degração das condições de trabalho. Esse tipo de proletário é contraditório que, apesar de ser de ponta e moderno por usar tecnologia avançada, é também atrasado por ter herdado condições de trabalho vigentes no início do século XIX. Não é difícil constatar que este tipo de atividade tem trazido sofrimento, adoecimento - quer corpóreo e psíquico - de muita intensidade.

Há um mito de que seria a parcela avançada da classe trabalhadora, mas a realidade é muito diferente. As condições desse tipo de trabalho são intensas e a rotina é penosa. Há inúmeras dificuldades a serem enfrentadas por essa massa de trabalhadores, dentre as quais podemos citar a continência para a ida ao banheiro e os problemas de voz e audição decorrentes da atividade desempenhada. As restrições, isolamentos e pressões que enfrentam esses profissionais já causaram até onda de suicídios em empresas. Existe a necessidade de organização dessas categorias em busca de melhores condições de trabalho.

Vislumbra-se nesta modalidade de labor a pressão para o cumprimento de metas que chega a configurar terror psicológico. A rotina de trabalho é estressante. Os trabalhadores são agredidos por muitas vezes pelo consumidor por alguma falha no serviço, por exemplo, mesmo sem ter concorrido diretamente para o fato.

Os serviços de Call Center estão em franca expansão no mundo e é responsável por uma grande empregabilidade por não exigir alto nível de qualificação. O operador de telemarketing é a expressão mais completa de infoproletariado. Um trabalhador sob controle absoluto, inclusive monitorando o tempo médio de operações (número de telefonemas que são feitos e atendidos pelos trabalhadores como o tempo médio para equacionar um problema). Ele fica isolado em baias de modo que não converse com o colega do lado, tem tempo contado para ir ao banheiro, é punido se não cumpre metas e faz um trabalho prescrito e repetitivo levado ao limite. Os call centers são importantes empregadores de jovens. Mas até eles percebem a condição em que se encontram. Em poucos meses não suportam o emprego, mas não podem sair, pois a outra opção seria o desemprego. Em decorrência dos fatos ilustrados, esta modalidade apresenta alta rotatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com