TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações legais

Seminário: Informações legais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

Informações legais

A maior parte do texto contido na Wikipédia está duplamente licenciado ao público sob os termos das licenças Creative Commons - Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Não Adaptada (CC-BY-SA) e da Licença GNU de Documentação Livre (GFDL) (versão original, sem seções invariantes, textos de capa ou contracapa).

O objetivo da Wikipédia é criar uma fonte de informação em formato enciclopédico que esteja disponível livremente. A licença que usamos dá livre acesso aos nossos conteúdos no mesmo sentido em que o software livre é livre. Ou seja, o conteúdo da Wikipédia pode ser copiado, modificado e redistribuído desde que a nova versão garanta as mesmas liberdades a terceiros e atribua crédito aos autores do artigo da Wikipédia que foi usado (um link direto para esse artigo satisfaz as nossas exigências de crédito aos autores). Os artigos da Wikipédia irão, portanto, permanecer livres para sempre e podem ser usados por qualquer pessoa desde que sejam satisfeitas algumas restrições, a maioria das quais serve para assegurar essa liberdade.

Para cumprir estes objetivos,

Dá-se autorização para copiar, distribuir e/ou modificar este documento segundo os termos da Creative Commons - Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Não Adaptada e, salvo indicação contrária, da Licença GNU de Documentação Livre, versão original, sem seções invariantes, textos de capa ou contracapa.

Uma cópia da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Não Adaptada está incluída na seção intitulada "Wikipédia:Texto da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported"

Uma cópia da Licença GNU de Documentação Livre, em tradução oficiosa para português, pode ser encontrada na secção intitulada "Wikipédia:GNU Free Documentation License".

O conteúdo da Wikipédia está sob os termos dos avisos gerais.

O texto em inglês das licenças acima são os únicos documentos que vinculam legalmente os autores e utilizadores do conteúdo da Wikipédia. O que se segue é a nossa interpretação da CC-BY-SA e da GFDL, no que diz respeito aos direitos e deveres dos utilizadores e contribuintes.

Tabela de Licenças

Compatibilidade de licença com a Wikipedia

Licenças Compatíveis com a Wikipédia Licenças não Compatíveis com a Wikipédia

Licenças do Creative Commons

CC-By 2.0, 2.5, 3.0 CC-by icon CC-By-NC CC-by-NC icon

CC-By-SA 1.0, 2.0, 2.5, 3.0 CC-by-SA icon CC-By-NC-ND CC-by-NC-ND icon

CC-By-US 3.0 CC-by icon CC-By-ND CC-by-ND icon

CC-By-NC-SA CC-by-NC-SA icon

Outras licenças

GFDL & CC-By ou CC-By-SA Qualquer licença "apenas GNU" GNU icon

Direitos e obrigações dos reutilizadores

Searchtool.svg

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode fazê-lo, mas tem de obedecer aos termos da CC-BY-SA e da GFDL.

Se criar uma versão derivada pela alteração ou adição de conteúdo, isto implica o seguinte:

O seu material também deve estar licenciado pela CC-BY-SA,

Deve reconhecer a autoria do artigo, e

Deve dar acesso à "cópia transparente" do material. (A "cópia transparente" de um artigo da Wikipédia é o seu texto wiki.)

As duas últimas obrigações podem ser cumpridas em parte pela existência de um link direto e conspícuo para o artigo da Wikipédia hospedado neste sítio. Também deve dar acesso à cópia transparente do novo texto.

No caso de arquivos (imagens, vídeos, áudio), estes podem estar disponíveis sob outras licenças. Para mais informações sobre licenças de arquivos consultar commons:Commons:Reutilização de conteúdo fora da Wikimedia.

Como citar um artigo

Cquote1.png(...)Cquote2.png

Utilize a página especial: Especial:Citar para obter a informação sobre determinado artigo que queira citar. Para isso basta digitar no campo vazio o artigo que deseja citar e clicar em "CITAR" para que seja gerado o texto que poderá usar para citar o respectivo conteúdo da possíveis Wikipédia.

Exemplo de nota de créditos

Por exemplo, uma nota de créditos que obedece corretamente ao GFDL para um texto que use a versão de 1 de janeiro de 2012 do artigo "Economia" da Wikipédia pode estar redigida da seguinte forma:

Este artigo está licenciado sob a <a href="http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html">GNU Free Documentation License</a>.

Usa material do <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia?oldid=27796820">artigo da Wikipédia "Economia"</a>.

("Economia" e o URL da Wikipédia devem, claro, ser substituídos de acordo com o artigo de facto utilizado.)

Em alternativa, pode distribuir a sua cópia de "Economia" junto com uma cópia da GFDL (tal como é explicado no texto) e listar pelo menos cinco (ou todos, se menos de cinco) autores principais na página de título (ou no topo do documento).

Nota importante: para obter um link permanente para determinada página na Wikipédia, ou seja, um link que é uma "fotografia" do momento atual do artigo, e que não correrá o risco de ser alterado posteriormente, use o link "Enlace permanente" localizado no submenu "Ferramentas" no menu no lado esquerdo da página. Se quiser copiar o link, clique sobre "Enlace permanente" com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com