TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil - IMEAB

Projeto de pesquisa: Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil - IMEAB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Municipal De Ensino Assis Brasil – IMEAB

Trabalho

De

História

Nome: Daiana Gelci

Disciplina: História

Professor: Gilberto Natal

1. A partir de 1930 houve a ruptura politica agroexportadora e a incremento da politica industrial de Vargas. Aponte medidas tomada por Vargas que facilitou a vida urbana dos operários brasileiros.

o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista.

uma economia exclusivamente agroexportadora e a descentralização das decisões econômico-financeiras.

as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.

a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.

o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.

2. No período de 1937 a 1945 Vargas governou o brasil sobre o domínio da ditadura. O que foi a ditadura de Vargas?

Foi um governo marcado pelo autoritarismo varguista, onde o mesmo conseguiu praticamente acabar com as oligarquias, através do fechamento dos parlamentos em nível federal, estadual e municipal. Além disso, Vargas perseguiu a imprensa, fechou e censurou jornais e rádios...foi admirador de Hitler e Mussolini, enquanto essas figuras grotescas estavam no auge do sucesso da Europa. para conquistar o povão, Vargas, que de besta não tinha nada, copiou a carta del lavore (legislação trabalhista criada por Mussolini) e implantou-a no Brasil, com o nome de CLT...o resultado é que Vargas passou a ser visto como se fosse o pai dos pobres...seu populismo era enorme...até hoje ainda tem fama. Claro que nem tudo era ruim: ele era nacionalista, defendia as empresas e as riquezas nacionais.

3. Durante o governo de Vargas ocorreu uma assembleia constituinte e a nova constituição federal de 1934, sendo que foi promulgada.

A - diferencie outorgada de promulgada?

Constituição outorgada é aquela elaborada e estabelecida sem a participação do povo, quando o governante – Presidente, Rei, Ditador, Imperador – por si ou por interposta pessoa ou instituição, outorga-a, impõe-na ao povo, como são exemplos as Constituições brasileiras de 1824, 1937, 1967 e 1969.

Constituição popular (democrática ou promulgada) é aquela que se origina de um órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de a elaborar e estabelecer, como são exemplos as Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988.

B – o que foi assembleia constituinte?

No dia 15 de novembro de 1933 o Palácio Tiradentes foi reaberto e nele se instalou a Assembleia Nacional Constituinte. Presidida pelo político mineiro Antônio Carlos, a Constituinte experimentou algumas inovações, como a representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com