TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumental Para Se Institucionalizar A Pesquisa Científica No País

Dissertações: Instrumental Para Se Institucionalizar A Pesquisa Científica No País. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 6

Fichamento e Análise

Jamille Freire Luz Benevides

Texto Instrumental para se Institucionalizar a pesquisa científica no país. p. 74 a 83.

LEHFELD, Neide. Metodologia e Conhecimento Científico: Horizontes Virtuais. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

“O conhecimento científico é socializado e/ou veiculado por meio de artigos científicos em revistas e/ou periódicos, bem como apresentado em eventos científicos nacionais e internacionais”. (p.74)

Análise: A autora retrata que a apreensão do conhecimento de cada pessoa só é expressada e socializada em revistas, periódicos e eventos científicos. Estes meios são utilizados para avaliar a desempenho científico de cada ser, lembrando que a pesquisa é cheia de surpresas e imprevistos, onde a crítica e o elogio andam juntos, sendo que a atualização constante, a inovação e estar aberta á novas idéias é o que irá diferenciar cada pessoa de uma da outra.

Currículo Lattes

“Todo pesquisador brasileiro precisa preencher o seu currículo Lattes e pelo CNPq estará apresentando-se à comunidade científica em geral, assim como sua área temática, suas linhas e seus projetos de pesquisa”. (p.74)

Análise: Através do cadastro do currículo Lattes no site do CNPq, é possível preencher informações referentes à sua formação, aos temas que já desenvolveu ou que pretende desenvolver em artigos ou outros meios científicos,se candidatar á bolsa de pesquisa, as pesquisas que já elaborou, além das suas participações em eventos, não só como ouvinte, mas também na comissão organizadora. Quanto mais dados tiver no seu CV Lattes, melhor, pois assim você estará mostrando o seu desempenho científico à população acadêmica de todo o mundo.

“O CNPq aprimora um sistema de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento científico por meio de dois instrumentos: o Diretório dos Grupos de Pesquisa e o Currículo Lattes (CV-Lattes)”.

Análise: Através destes dois meios não só é possível avaliar e acompanhar o desenvolvimento científico, mas também possuir todas as linhas de pesquisas que tem no país, isto é, o CNPq com o auxílio da internet pode disponibilizar ao público acadêmico e científico quais os centros de pesquisas, as universidades e faculdades que possuam esta modalidade de pesquisa.

“O CV-Lattes é um software desenvolvido pelo CNPq e que atualmente está disponível em duas versões: offline e online”. (p.75)

Análise: Referente ao citado acima, o CV-Lattes é um programa criado pelo CNPq no intuito de avaliar a população científica, sendo assim foi necessária estas duas versões, a primeira (off-line) que é um programa que é instalado no computador para o preenchimento dos dados, porém para o envio dos dados ao CNPq é necessário o acesso á internet. Já a segunda (online) tem a opção de atualizar no momento que quiser, criar e imprimir o seu currículo, contanto que esteja conectado á internet.

“Há uma certa “crítica” por parte de alguns pesquisadores quanto ao preenchimento do Currículo Lattes”. (p.76)

Análise: A autora relata que muitos pesquisadores quando vão preencher seus dados, se sentem prejudicados, pois muitos não entendem os termos complexos e técnicos, como também não compreendem a utilidade do volume de dados que é solicitado, e principalmente a falta de habilidade de digitar. Estes são um dos principais problemas encontrados quando irá se utilizar ou preencher os dados na plataforma Lattes.

“Todo pesquisador deve apresentar à comunidade científica e à sociedade geral, pelo CV-Lattes e/ou Diretório de Grupos de Pesquisa, suas elaborações para análise e discussão crítica”. (p.76)

Análise: Para que se possa avaliar um artigo ou um trabalho científico é necessário que seja enviado ao CV-Lattes, isto é, ao CNPq, pois somente ele poderá avaliar o trabalho como de qualidade ou sem qualidade, este nível de qualidade é dado através do qualis. Sendo assim a crítica será sempre algo positivo e negativo, positivo no sentido de melhorar o seu trabalho, negativo que terá que ser feito tudo ou quase tudo novamente.

“A produção científica, tecnológica e artístico-cultural do pesquisador no Currículo Lattes está dividida hierarquicamente da seguinte forma:

Produção Bibliográfica:

- Trabalhos em eventos

- Artigos publicados em periódicos

- Livros e Capítulos

- Textos em jornais e revistas (magazine)

- Demais tipos de produção bibliográfica: partituras, prefácio, posfácio, tradução, etc

Produção Artística/Cultural:

- Apresentação de obra artística, apresentação em rádio ou TV

- Arranjo musical

- Composição musical

- Curso de curta duração

- Obra de artes visuais

- Sonoplastia

- Outra produção artística/cultural

Orientações Concluídas:

- Dissertação de mestrado

- Tese de doutorado

- Monografia de conclusão de curso de especialização

- Trabalho de conclusão de curso de graduação

- Iniciação Científica” (p.77 e 78)

Análise: A autora está retratando os tipos de produções científicas, como a produção bibliográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com