TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumento E Tecnicas Da Atuação Profissional

Trabalho Escolar: Instrumento E Tecnicas Da Atuação Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO RIO GRANDE - RS

SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMENSTRE

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO

DO SERVIÇO SOCIAL III

Graduandos:

Kristhiane Mirapalheta De Sousa RA: 4303776867

Priscila Maria Armanda da Silva Calixto RA: 4300077714

Rosangela de Campos Santana RA: 4351818857

Professora Presencial: Barbara Machado Neves

Professora EAD: Ms. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Rio Grande, 24 de Novembro de 2013.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O trabalho do Assistente Social tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social enfatizando a visão do profissional e sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão, identifica ainda, o contexto geral das práticas assistenciais tendo como base principal o perfil pedagógico da ajuda ligado às ações e a pedagogia da participação e a prática do profissional como um projeto emancipatório. A origem dos direitos humanos remonta aos primórdios da civilização humana onde se constata que muitos princípios da convivência de justiça e a própria ideia de dignidade da pessoa humana aparecem em circunstâncias diversas no definir da história da humanidade, coincidindo entre povos separados. O Serviço Social buscou se configurar como uma profissão que agisse de forma integral. Grandes foram as dificuldades, pois nascera do berço da caridade e filantropia e para se desfazer desses conceitos foi um alto preço para mudanças, ruptura e consolidação de uma verdadeira profissão aos olhos da sociedade.As tendências da função pedagógica do Assistente Social no contexto brasileiro na década de 90 são admitidas com transformações sociais que implicam em redefinições e reposicionamentos das práticas sociais.

O assistente social hoje irá formular e participar das políticas públicas, bem como irá atuar na gestão das políticas sociais.

Iremos ser o profissional que irá romper com a rotina institucional e buscando aprender o movimento das realidades para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser impulsionados pelo assistente. Podemos enfatizar que não seremos as mágicas, que não resolveremos todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução, ou seja, viabilizar.

Devemos também evitar o fatalismo histórico, onde a realidade já estaria definida na historia, isto traz uma certa acomodação dando a profissão uma mediocridade profissional. Outro aspecto que devemos evitar é o messianismo profissional que mostra o assistente social como o alavancador de todas as mudanças sociais.

A profissão irá se ter a partir da intervenção do estado na questão social, pois as mudanças vem ocorrendo no mundo do trabalho e na esfera estatal, em suas relações com a sociedade civil, incindem diretamente sobre os rumos do desenvolvimento da nossa profissão na sociedade. A compreensão da questão social é de fundamental importância.

Temos um código de ética profissional que demonstra a riqueza do trabalho e os ambitos dos quais podemos atuar.

Somos caracterizados por sermos trabalhadores contratados por empregadores e conjuntamente entramos no processo de mercantilização. Dentro das empresas iremos atuar no processo de reprodução da mão de obra com a política dos recursos humanos.

A questão decisiva que se coloca para os Assistentes Sociais, diante da complexidade da realidade, é conhecer sob quais condições o Serviço Social tem possibilidade de contribuir na construção de formas de acesso aos recursos e informações sociais e culturais tendo em vista uma nova forma de produção e reprodução social. Para que isso se torne possível, os assistentes sociais terão de avançar para além das medidas paliativas e/ou imediatas, destinadas somente a “quebrar galho”, fazer remendos, solucionar momentaneamente o que não tem solução.

DEFINIÇÃO DE FILANTROPIA

Definição de filantropia: Filantropia é um vocábulo de origem grega que significa “amor pelo gênero humano”. Trata-se de um conceito utilizado de forma positiva para fazer referência à ajuda que se oferece ao próximo, à humanidade, sem requerer uma resposta nem nada em troca. Dá-se o nome de filantropos aos sujeitos ou organizações que costumam desenvolver projeto de solidariedade.

A relação da filantropia com o serviço social vem desde o inicio do surgimento do serviço social no mundo. No Brasil foi ao começo do século XX que foi assumida por católicos brasileiros, foi uma preocupação que a igreja assumiu, uma luta contra o liberalismo e o comunismo, era um forma de caridade. Historicamente no Brasil as ações filantrópicas estiveram ligadas à ajuda ao próximo sob a visão da moral cristã, na qual há o reconhecimento do valor da pobreza como redentora dos pecados.

Hoje temos muitas entidades beneficentes realizando trabalhos sociais como forma filantrópica, ex: entidade beneficente de assistência social: “promove gratuitamente e em caráter exclusivo a assistência social beneficente a pessoas carentes, em especial a crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência”. Entende como assistência social beneficente à prestação gratuita de serviços e benefícios a quem dela necessitar.

DEFINIÇÃO DE ASSISTENCIALISMO

O assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica, pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda é feita por meio de doações. A falta de mudanças estruturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com