TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5ª Série Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional

Por:   •  23/5/2015  •  Monografia  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 10

                                            [pic 1] 

              ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PÓLO REPÚBLICA

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

QUARTO SEMESTRE/SÉTIMO BIMESTRE

TURMA N30

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

TUTORA PRESENCIAL: KATYUSCIA DE OLIVEIRA ACADÊMICOS: KARLA RAFAELA BARROS LOBO, RA 422622;THAYS LARYSSA DA SILVA LOPES RA 419183

 BELÉM,PARÁ, 17 DE SETEMBRO DE 2014

ARTIGO CIENTÍFICO:

A INERÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL AS POLÍTICAS SOCIAS

POR KARLA RAFAELA LOBO E THAYS LARYSSA LOPES

EPÍGRAFE

 Diante da  crise do Sistema Capitalista e seus agregadores Liberalismo e Neoliberalismo, e suas inegáveis consequências excludentes, cíclicas e complexas todo e qualquer documento comprometido com a fundamentação científica deve ser considerado para a formulação de soluções, que por não se tratar de ciência exata, é de longo prazo, porém de grande risco.

RESUMO

Este documento fundamenta-se sobre a análise científica, teórico-metodológica da configuração, atendimento e interpretações sobre Estado, Política (de fato) Direitos Sociais, Políticas Públicas e em especial as Políticas Sociais perante o objeto de estudo do Serviço Social, a questão social.

PALAVRAS-CHAVE

Estado, Direitos Sociais, Política Social, Constituição Federativa Brasileira, Políticas Públicas e Sistema Capitalista.

1.0 A POLÍTICA

1.1 A POLÍTICA E SUA TRAGETÓRIA

Na organização Cidade-Estado da Grécia Antiga, em 380 A.C; o marco literário “A República” de Platão originalmente se chama  Politéia, que em tradução direta significa Política, assim se  inaugurava a Ciência Mãe do segmento que até hoje perpetua em análise e crítica na continuidade que faz jus. Em 1265 o termo teve adaptação europeia como politique, a Ciência do Governo dos Estados,  abrindo teorizações importantíssimas como a do polêmico Nicolau Maquiavel e posteriormente a Crítica Iluminista de Jean-Jacques Rousseau.  A política deve ser entendida como eixo e direção de uma sociedade, estrutura de poderes, não necessariamente como perfil e sistema histórico, pois é dinâmica.

1.2  A POLÍTICA E SUA CONCEITUAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Hoje, no âmbito contemporâneo, a Política define-se como a Ciência da Organização, da administração, a governabilidade de uma nação, um Estado, que lida diretamente com o poder, conduzindo às precípuas finalidades, sejam elas legais e/ou legitimadas, diretas ou indiretas.

Sob uma perspectiva brasileira atual, bem como a maioria os países ocidentais, a Política se sistematiza na práxis do voto igualitário democrático em um regime de representatividade, inquestionavelmente fundamental na promoção do bem estar coletivo.

De fato a Política se instalou tardiamente aos questionamentos dos brasileiros, de certo pelo considerável número de pessoas acríticas, alienáveis e/ou pela desaprovação do que se imagina que ela deve propor e executar;  no entanto é um grande equívoco confundi-la a uma configuração reducionista, ou seja, é fundamental o discernimento entre Partido, Governo e Estado.

2.0  POLÍTICA SOCIAL

2.1 POLÍTICA SOCIAL,  HISTORICIDADE

A Política tem vários segmentos importantes em uma sociedade, mas dentre todas, a que tem mais trânsito é a Política Social devido seu complexidade e atrelamento humano, que passou a ter maior  investimento, em campo global, após discernimento das Ciências Sociais  (Durkheim, Marx e Webber) contemporâneas pós Revolução Industrial (devido ao grande caos social não previsto) o que posteriormente subsidiou a composição da Ciência Política Contemporânea.

Na configuração brasileira os Direitos Sociais, logo as políticas sociais tiveram oficialização na promulgação da Constituição Federativa Brasileira, um marco social importantíssimo que além de ser um divisor de águas como transição de regime governamental, passava a identificar o país como estruturalmente declarado e oficial.

No entanto os desafios se fazem ainda na implementação de tais Políticas, as Políticas Públicas, dentre elas as de âmbito social que corroboram o Serviço Social/Assistente Social como delegado fundamental de divulgação, implementação e aprimoramento.

2.2  POLÍTICA SOCIAL: COMPLEXIDADE

 Em epítome, políticas sociais são  a atuação, o atendimento do Poder Público em vigor das necessidades básicas prescritas em carta magna ou documentação similar, como saúde, educação, segurança, logo concernentes a ao Serviço Social e ao combate as questões sociais e na prevenção das mesmas. No entanto reduzir  a Política Social a um cumprimento de deveres estatais como conceito simples,  desconsidera a historicidade e complexidade da demanda.

Deve-se considerar  a objetividade do controle social em busca da estabilização de interesses capitalistas, ou seja, uma conveniência pela manutenção do Sistema Capitalista, que demonstra o enaltecimento das políticas econômicas e do lucro configuradas ao Liberalismo e Neoliberalismo que são respectivamente o desvinculo estatal  à totalidade das ações e a amplas condições de mercado e propriedade privada, e  a adaptação dos mesmos ao contexto contemporâneo.

Esta analogia  maximiza  a necessidade de acolhimento por Políticas Sociais oriundas de Diretitos Constituintes, pois há a exacerbação das diferenças de poder aquisitivo e suas consequências.  Assim dão-se intensos debates  científicos sobre a Dialética das Doutrinas que também não promoveram a precisada vida social  de qualidade.

A Política Social, logo, não tem a intencionalidade  única da valorização dos cidadãos e suas respectivas considerações humanas e de coexistência como Ordem Social, mas o Positivismo de uma expressão contemporânea maquia a vigência do capitalismo e suas consequências, as questões sócias, em meio a polarização das relações de capital trabalho e o controle das classes dominadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com