TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos e Técnicas da atuação Profissional

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Instrumentos e Técnicas da atuação Profissional

Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência pratica não é uma proposta inusitada e nem concluída. A formação profissional em serviço social é marcada por embates de ordem teórica metodológica de o que tem refletido o cotidiano da atuação profissional.

Os elementos que se encaixam entre eles são inúmeras em sua atividade profissional, em a atitude teleológica que é ação que se volta para outras pessoas, e que a conclusão é de modificar a consciência de outras pessoas ou da própria sociedade. A habilidade profissional vai além de ser somente executivo, incluindo a capacidade de propor e programar políticas sociais e ainda avaliar projetos na área social.

A existência de um projeto profissional embalado em uma direção ético-político determina sua prática profissional do serviço social formada pelas condições objetivas e pela teleologia. Essa prática fica empregada de valores e escolhas que se encontram em permanente conflito com o conjunto de causalidades existentes.

A teoria é quem aprova o conhecer e o pensar de tais intercessões, a começar pela posição teleologia. Sendo assim a teoria pode apresentar contribuições para as escolhas entre as opções apresentadas, tanto da finalidade aos meios imprescindíveis.

“O grande desafio na atualidade é, pois, transitas de bagagem teórica acumulada ao enraizamento da profissão na realidade, atribuindo, ao mesmo tempo, uma maior atenção as estratégias, táticas e técnicas do trabalho profissional, em função das particularidades dos temas que são objetos de estudo e ação do Assistente Social” (Iamamoto,1988;p.52)

Sendo assim teoria e pratica são, portanto, elementos indissociáveis: O conhecimento Humano.

Reflexão sobre a dimensão técnico-operativa-instrumentos e praticas:

É preciso que o Assistente Social possa identificar a realidade vivenciada pelo usuário de serviços sociais a que necessita da Assistente Social, além disso, é um desafio para o profissional a sabedoria de entender esta realidade e criar meios de superação para estes usuários garantindo seus direitos.

O Assistente Social precisa criar meios que garanta esta contribuição para que sejam eficazes suas ações profissionais. Estes são os meios técnico-operativo, os quais os profissionais da Assistência Social devem ter conhecimento e aplicá-los no seu cotidiano como instrumentos de investigação.

Os instrumentais técnico-operativas são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. (Martinelli, 1994 p.137)

Relacionando as perguntas do trabalho, chegamos às respostas:

a)Qual é o instrumental técnico da minha prática?

Matéria de Estágio I existem também materiais a serem utilizados como: Relatório Institucional, Relatório Social, Relatório final de estágio, lista de presença, fichas de avaliação, programação de estágio.

São utilizados também: conversas informais, documentação, observação, entrevistas, fichas de cadastro, registros, acompanhamento social, relatórios e visitas domiciliares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com