TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação Música Brasil (Cazuza)

Pesquisas Acadêmicas: Interpretação Música Brasil (Cazuza). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  34.541 Visualizações

Página 1 de 3

A música Brasil foi composta exatamente no período de transição da ditadura para o regime democrático, com a eleição do presidente Tancredo Neves pela via indireta. Como Cazuza era contra o colégio eleitoral, ele faz uma crítica ao congresso e à mídia, que dava sustentação e legalidade àquele processo de “cala boca” ao povo, já que este não teve nenhuma participação na escolha do presidente. A “festa pobre” a que ele se refere é aquilo que a mídia batizou de “festa da democracia”, ou melhor, à eleição que aconteceu com o povo pedindo “Diretas já!”.

“Brasil, mostra a tua cara”:

O poeta demonstra seu desejo de que a conjuntura seja transparente, desnuda e a nação brasileira mostre a sua verdadeira identidade, ou talvez “mostrar a cara” signifique mostrar quem está dominando, quem está mandando reprimir e criar a recessão.

“Quero ver quem paga para a gente ficar assim”:

Sabemos que os países imperialistas (especialmente os Estados Unidos) financiam a miséria do terceiro mundo, seja no fomento de guerras, influenciando na escolha ou derrubando presidentes, etc.

“Qual é o teu negócio? o nome do teu sócio?”:

Essa relação NEGÓCIO X SÓCIO sinaliza para uma “construção”, uma simulação, que gera lucros e que causa a pobreza do povo, porque isso é bom para um grupo ou para as facções.

“Confia em mim”:

O poeta almeja que a nação constituída e organizada confie em seu povo para resolver os seus problemas.

Nela faz várias críticas ao Brasil, em uma parte que ele fala: “Meu cartão de crédito é uma navalha”, ele quis dizer que o único jeito de pagar suas contas é roubando, por causa do mau governo do Brasil na época e podemos perceber que hoje não é muito diferente.

Ele também cita o desprezo do povo diante da corrupção, pela qual até a mídia ajuda.

E também na parte que ele fala “Mostra a tua cara”, ele quis dizer para esses políticos corruptos, que roubam sem parar, que estão lá por nada, atoa, ele diz para mostrarem suas caras, para nós vermos quem nos paga, quer diz “fazer” algo por nós, nos ajudar…

O Cazuza, na letra desta música, demonstra uma consciência incrível da verdadeira história deste país.

A letra faz referência ao estado de escravidão ao qual o Brasil foi submetido a partir do momento da nossa suposta independência em 1822. Naquela ocasião a nossa independência da coroa portuguesa foi negociada em troca do pagamento da dívida de Portugal com os banqueiros judeus.

Daquele instante em diante, apesar de termos nos tornado independentes da metrópole, nos tornamos totalmente dependentes dos banqueiros e isso se mantém até hoje.

Quando Cazuza questiona: “quero ver quem paga pra gente ficar assim” e “o nome do teu sócio”, ele faz uma espécie de provocação, afinal, ele sabe muito bem de quem se trata. Ele, sem sombra de dúvida, se refere àqueles que mandam no país através de meios ilícitos, atuando nos bastidores, e que a população, quase na totalidade, desconhece. Esses atores ocultos são os banqueiros internacionais.

Sabemos que a navalha é comumente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com