TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenções Humanas No Meio Ambiente

Ensaios: Intervenções Humanas No Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

Para iniciarmos o nosso estudo a respeito deste tema, precisamos entender o que é impacto ambiental e quais são os principais responsáveis por gerar tal fenômeno. Segundo a resolução do CONAMA n.º 001 de 23/01/86 o impacto ambiental pode ser caracterizado como "Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais" neste artigo iremos falar dos principais impactos ambientais que vem ocorrendo na natureza graças a ação do homem, que continua a usar os recursos naturais de forma descuidada contribuindo para a intensificação dos processos que serão relatados a seguir.

Desmatamento de florestas

Como consequência imediata do desmatamento podemos citar a destruição da biodiversidade como resultado da diminuição ou extinção de espécies vegetais e animais. Estimativas recentes apontam que muitas empecíeis vegetais que ainda não foram estudadas podem ser extintas antes mesmo de terem a sua eficiência identificada e comprovada .Uma outra consequência do intenso processo de desmatamento é a intensificação do processo de erosão do solo. “Em uma floresta, as árvores servem de anteparo para as gotas das chuvas, que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no subsolo. Além de diminuir a velocidade de escoamento superficial, as árvores evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas.”(Retirado do site www.pessoal.educacional.com.br acessado em 07/09/2010 )Provocando fenômenos como enchentes e a Desertificação do solo, que prejudica diretamente a atividade agrícola da região. Outra consequência do desmatamento é a elevação da temperatura local devido a maior irradiação de calor para a atmosfera.

Sempre há algo entre o homem e os rios nas cidades: ou são as construções ou são as avenidas e grandes marginais. Fica mesmo difícil estabelecer um contato direto com os recursos naturais diante de tantos obstáculos. Consequentemente, não há relação. Mas não é só isso! A postura com a qual o homem vem tratando o meio onde vive aumenta ainda mais essa dificuldade, pois é mais simples e cômodo ignorar regras e praticar atitudes que prejudicam o meio ambiente do que trabalhar a seu favor. Aparentemente, fazer o "certo" dá mais trabalho, não é mesmo?

O tema "enchentes" tem sido muito discutido ultimamente. Os maiores culpados dos quais tenho ouvido falar são os rios e os governantes. A solução mais frequente requerida pela população tem sido a canalização, ou seja, transformar o rio em um cano, livrando-se de um problema sem medir as consequência dessa intervenção. Afinal, "é só água".

Mas por que será que isso acontece?

Podemos comparar a estrutura de repercussão das ações em uma cidade a uma gota que cai em um copo com água. Ao tocar a superfície, a gota emite ondas circulares em todas as direções e que tocarão as bordas do copo, gerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com