TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Como Um Ambiente Vivo: A Influência Das Relações Humanas No Ambiente De Trabalho.

Artigo: A Organização Como Um Ambiente Vivo: A Influência Das Relações Humanas No Ambiente De Trabalho.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  7.625 Palavras (31 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 31

1 INTRODUÇÃO

O ser humano desenvolve-se e aprende sobre o mundo e as coisas que o cerca de uma forma histórica, social e cultural. Tem uma necessidade básica de entender qual o significado das coisas que vê, daquilo que lhe pedem, do que lhe falam, do que lhes dão, do que lhes ensinam. Dependendo do lugar em que vivem; dos hábitos, costumes, valores, linguagem e cultura que partilham, vão se desenvolver de forma diferente, com toda essa influência social transformando-os e também sendo transformados, na interação com os outros. Nesse sentido, a relação social configura-se como um instrumento de canalização cultural, isto é apresenta-se como um canal de comunicação onde as pessoas trocam e compartilham os significados que têm em comum no seu ambiente social e na sua cultura.

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso aplicando os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre a teoria e a prática, proporcionando ainda uma discussão através de um texto (artigo) sobre alguns dos principais temas que devem ser observados na gestão de organizações contemporâneas.

Serão apresentadas considerações postura dos personagens envolvidos, suas diferentes formas de agir, reagir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Uma coisa é gerenciar a situação de fora imparcialmente, outra bem diferente, é estar envolvido e ter de conduzi-la de maneira ética e profissional, procurando minimizar os transtornos causados às partes e ao clima organizacional.

Ademais serão apresentadas informações sobre a diversidade da força de trabalho, comportamento ético no ambiente de trabalho e ainda algumas considerações acerca de assedio moral e assédio sexual.

Seguem ainda considerações sobre cultura e clima organizacional, a mulher e sua importante participação na economia e na gestão pública.

Finalmente as considerações finais deste estudo de caso, nas quais serão observados os resultados atingidos com este importante e interessante trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DE CASO

2.1 PERSONAGENS

Este caso de Gestão Pública descreve uma situação ocorrida na área de Orçamento, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas e discute diversos temas relacionados à gestão de organizações contemporâneas como, por exemplo, liderança, diversidade e ética e o impacto dessas questões na cultura e no clima organizacional. Nesse sentido, o quadro abaixo evidenciará os personagens desse caso, sintetizando suas características propiciando um melhor entendimento da situação estudada.

Personagem Cargo Qualificação Profissional Características Pessoais

Fernando Chefe titular da área de orçamentos Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos de Políticas Estratégicas Graduação Pessoa Comprometida, que se imposta muito com seu trabalho

Carla Chefe substituta Graduação, Especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista. Pessoa qualificada para a função, mais antiga servidora do setor.

Ricardo “Promoter” da área de Orçamento, informalmente eleito para organizar os eventos internos e externos do setor. Graduação O mais recente integrante da equipe é também o mais expansivo e brincalhão.

Utiliza as ferramentas de informática com desenvoltura. Tem por hábito contar piadas a apelidar os colegas.

2.2 CONFLITO

O texto retrata um conflito no ambiente de trabalho em uma repartição pública, Fernando é o chefe titular, muito dedicado e responsável, Carla é a mais antiga servidora e a mais bem qualificada do setor, inteligente, esforçada, diferenciais que lhe possibilitam ocupar o cargo de chefe substituta na ausência de Fernando e Ricardo o mais recente integrante da equipe, sempre muito alto astral e interessado, são servidores do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas atuando conjuntamente na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria. Com uma equipe muito entrosada, Fernando consegue entregar os trabalhos no prazo, pois exerce um estilo de liderança bastante democrático, onde as diretrizes, as formas de execução e as tarefas são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e o estímulo dele. Com o seu afastamento do setor, por questões médicas, Carla, que já exercia eventualmente a chefia da equipe, tornou-se a substituta do cargo, a mesma só não contava com o assédio de Ricardo, funcionário querido por todos. As investidas de Ricardo foram ficando cada vez mais agressivas e Carla não sabia mais como lidar com a situação. Diante da indiferença da chefe, o servidor a beija a força e percebendo que não era recíproco, o mesmo,como forma de vingança, passa a difamá-la para os colegas, indispondo-a com toda a equipe, causando desconforto e dificultando a relação dela com os demais, tornando o ambiente hostil no que se refere á atual chefia e consequentemente causando efeitos negativos ao seu rendimento profissional.

Quando Fernando retorna ao trabalho ele encontra um cenário nada amistoso, com um clima preocupante entre Carla e a maioria do grupo, ou seja uma equipe totalmente desestabilizada.

3 DISCUSSÃO DOS TEMAS PRESENTES NO CASO

3.1 A LIDERANÇA

A liderança é um conceito controverso e de difícil definição (SOBRAL, 2008). Para Kouzes e Posner (1991), a liderança é uma arte. O domínio desta arte da liderança vem com o domínio de si mesmo, ou seja, o desenvolvimento da liderança é um processo de auto desenvolvimento.

Para Hunter (2006, p. 20), liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las para que coloquem sua mente, coração, criatividade e excelência a serviço de um objetivo, fazendo com que se empenhem ao máximo nessa missão.

Nesse sentido, a teoria da liderança sugere que o comportamento de liderança tenha efeitos profundos em subordinados, inclusive como eles se relacionam com o líder assim como um com o outro.

Diante deste contexto acredita-se que Fernando sempre exerceu um estilo de liderança democrática e transformacional, pois guia seus esforços e de seus servidores na direção das metas num ambiente de trabalho no qual todos podem opinar e as decisões são todas tomadas em grupo, sempre com seu apoio e aval.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com