TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Contabilidade: Patrimônio

Tese: Introdução a Contabilidade: Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Introdução a Contabilidade: Patrimônio

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

R: A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Não se pode tomar decisões sobre produção, marketing, investimentos, financiamentos, custos, etc, sem a contabilidade.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

R: A função básica do contador é produzir informações úteis ais usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Uma vez que essas informações estão produzidas elas chegam até as mãos do administrador que as utiliza para tomar as melhores decisões para a empresa.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por que?

R: O contador pode atuar em diversas áreas, sendo elas: Auditor, Analista financeiro, Perito Contábil, Consultor contábil, Professor de contabilidade, Pesquisador contábil, Cargos públicos e Cargos administrativos.

Dentre todas as áreas que um contador pode atuar a mais interessante é a área de Auditoria, pois seu principal objetivo é verificar se há falhas na contabilidade da empresa, o que torna o trabalho desafiador, além de tudo tem uma excelente remuneração.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da “Evolução da Contabilidade no mundo”.

A contabilidade ainda de maneira rudimentar já éra “citada” em algumas passagens biblícas, quando por exemplo no ínicio do livro de Jó onde há uma exata descrição da riqueza do personagem. A partir daí a contabilidade teve grandes evoluções. A grande evolução ocorreu em 1494 quando Luca Pacioli apresenta a primeira obra contábil( método das partidas dobradas) tornando-se o “pai” dos escritores contábeis, dando ínicio ao que se chamou de Escola Contábil Italiana.

No século XVI a contabilidade atinge sua maturidade, com as grandes navegações, as explorações das riquezas e a instalação das novas práticas mercantilistas em larga escala. A Escola Contábil Italiana dominou o cenário até o ínicio do século XX.

Com o desenvolvimento extraordinário dos EUA, a contabilidade passou a ser o centro das atenções e pesquisas criando o que passou a ser conhecida como Escola Contábil Note-Americana.

No Brasil a criação da Escola de comércio Alvares Penteado em 1902, privilegiou a adoção da Escola eutopéia de Contabilidade.

O domínio da Escola Contábil Americana consolida-se com a promulgação da Lei n° 6.404/76, lei das sociedades por ações as S.A. Com as leis n° 11.638/07 e 11.941/09 e os pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis- CPC, o Brasil ingressa na área da Contabilidade Internacional.

Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio.

Entende-se por bens tudo que é capaz de satisfazer as várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com