TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Segurança Pública

Exames: Introdução à Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

1. Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real polícia Metropolitana de Londres, a "Scotland Yard", cuja atuação era baseada em nove princípios.

Leia sobre isso no artigo intitulado: "Magno o nosso Peel", de Júlio César Costa, disponível em: http://www2.forumseguranca.org.br/node/22232. Depois da leitura organize um texto argumentativo, sobre a aplicação, na atividade policial brasileira da atualidade, de, pelo menos, quatro dos princípios instituídos por Robert Peel.

R: A implantação do policiamento comunitário faz com que as pessoas adquiram aos poucos confiança nos policiais, e com o tempo haja uma interação mais profunda entre polícia e comunidade fazendo um trabalho em conjunto.

O policiamento comunitário é um dos princípios de Sir Robert Peel que apesar de antigos tem uma visão moderna, globalizada e atual. Um dos princípios que fomenta a policia comunitária brasileira é a proximidade e interação com a comunidade, na observância da lei para realizar os trabalhos policiais com confiança e respeito público e mútuo.

A preservação da rotina ordeira e os baixos índices de criminalidade são os demonstrativos da eficiência da policia, não os programas televisivos de teor apelativo com material de violência e exploração das mazelas das populações carentes.

A verbalização dos policiais com os supostos infratores na figura dos ‘negociadores’ também atende a doutrina da policia comunitária levando assim a colaboração do individuo para a diminuição proporcional do uso da força.

É também um principio da policia comunitária brasileira e as demais o destina mento a preservação da ordem pública em beneficio do bem comum demonstrando imparcialidade no cumprimento da lei.

2. Quando o assunto é Segurança Pública, dois termos muito comuns são: "repressão" e "prevenção". O material didático desta disciplina orienta que "reprimir" é "reagir contra uma conduta que tenha ocasionado a quebra da ordem pública, com o objetivo de restaurar o estado de normalidade, buscando uma sanção a quem já tenha causado algum tipo de dano a uma vítima". Quanto a "prevenir", nosso material se refere a "manter o estado de normalidade da vida em sociedade".

Leia o texto: "As favelas, as UPPs e a crise de novembro/dezembro: qual crítica?", de Luiz Antonio Machado da Silva, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/favelalivre/posts/2010/12/21/as-favelas-as-upps-a-crise-de-novembro-dezembro-qual-critica-351159.asp , acessado em 13 de jan.2011. Depois da leitura argumente acerca dos aspectos de "prevenção" e de "repressão" gerados no Complexo das favelas do Alemão, com a ocupação policial.

R: A ordem deveria ser prevenir, para não criar o ambiente para o crime. Através de apoio estrutural governamental e educação e posteriormente se ainda assim ocorrer o crime reprimir, para corrigir a distorção social criada pelo agente não colaborador das regras de convivência em sociedade.

Na questão das UPPs realmente era necessário a presença do estado para garantir a democracia e os direitos do cidadão, mesmo que estas ações estejam no momento um pouco carregadas da fantasia do cinema, da pressão do capital internacional com relação aos grandes eventos que viram para o nosso país e da realidade da violência nas favelas cariocas impostas pelo poder paralelo dos traficantes de drogas.

Deve se concluir que onde o estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com