TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Sociologia

Tese: Introdução à Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Capítulos: 1,2,4, 5,6

1. Por que surgiu a sociologia no séc. XIX?

Por que somente no século XIX, que surgiram as condições que demandaram um estudo mais detalhado da sociedade. As transformações no mundo do trabalho e da organização social provocadas pelas revoluções industrial e francesa contribuíram bastante para a construção do mundo moderno e da maior complexidade das relações sociais, que passam a carecer de maiores estudos

2. O que é imaginação sociológica?

Tipo incomum de pensamento criativo, que consegue estabelecer relações entre um indivíduo e a sociedade mais ampla. Um elemento fundamental para se obter a imaginação sociológica é desenvolver a habilidade para ver a sua própria sociedade (ou o seu grupo social) como um estranho o faria, assim procurando diminuir a sua própria influência (carregada de valores culturais obtidos ao logo de sua vida). Nas palavras do sociólogo norte-americano Charles Wright Mills, “Ter consciência da idéia da estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes de pequena escala. Ser capaz disso é possuir a imaginação sociológica”.

3. O que é um suicídio egoísta? Um altruístico? Um anômico? E um fatalista?

- Suicídio Egoísta: É um ato que se reveste de individualismo extremado. É o tipo de suicídio que predomina nas sociedades modernas e é geralmente praticado por aqueles indivíduos que não estão devidamente integrados à sociedade e geralmente se encontram isolados dos grupos sociais (família, amigos, comunidade, por exemplo).

- Suicídio Altruístico: É um ato em que o indivíduo está tomado pela obediência e força coercitiva do coletivo, seja ele um grupo social restrito ao qual pertence ou mesmo a sociedade como um todo. Um exemplo típico de suicídio altruísta é o caso dos soldados japoneses que lutaram na Segunda Guerra Mundial e que ficaram conhecidos como camicases.

- Suicídio Anômico: Representa mais propriamente uma mudança abrupta na taxa normal de suicídio, geralmente marcado por uma vertiginosa ascensão do número de suicídios que ocorrem em períodos de crises sociais (o desemprego, por exemplo) ou processos de transformações sociais (como a modernização).

4. O que são ações sociais para Weber?

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Para Weber, a ação social pode ser dividida em quatro partes: ação social racional com relação a fins; ação social racional com relação a valores; ação social afetiva e ação social tradicional.

- Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

- Ação social racional com relação a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com