TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISE-Bovespa

Projeto de pesquisa: ISE-Bovespa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A população atual está tendo uma grande preocupação com meio ambiente voltado para uma melhor qualidade de saúde à sociedade através dessas ações sociais por meio de empresas que serão citadas a seguir no trabalho elaborado. Irei aborda também sobre o ISE Bovespa e suas importâncias para as empresas que integram- se nessas corporativas, e falar da qualidade dos produtos e a segurança para seus consumidores, acionistas.

Com as mudanças encontradas hoje em dia voltadas principalmente para o meio ambiente podemos perceber que o mesmo não e só preocupação dos órgãos não governamentais, de ambientalistas como a alguns anos atrás, hoje também é de grande importância de grande tomada de decisões dos empresários. Diante dessas mudanças, a contabilidade como ciência social é influenciada por mudanças sociais, políticas e econômicas, também enfrenta seus desafios surgindo a cada dia novas necessidades dos usuários da informação contada e entre elas esta a demanda por informações de caráter financeiro ambientais das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É O ISE-BOVESPA

Lançado pela Bovespa em novembro de 2005, em parceria com a Internacional Finance Corporation (IFC) braço do Banco Mundial para projetos com a iniciativa privada, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi aperfeiçoado, visando o aumento da qualidade das informações recebidas das empresas nele listadas. O ISE é um índice de sucesso, pois apresenta um desempenho superior à média do mercado: acumulou alta de 27,56% em menos de 11 meses, até 27/10, enquanto o Ibovespa subiu 23,22%. Apenas em 2006, a valorização do ISE foi de 22,64%, contra 17,55% do Ibovespa com isso o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e assim buscando cada vez mais estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela Internatational Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do centro d estudos em sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para analise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, tendo por base a eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também facilita o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciados em termos e qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeiras, social ambiental e de mudanças climáticas.

Atualmente as empresas do ISE têm feito novos investimentos em responsabilidade social, como a CPFL, que aplica em projetos de capacitação para pequenas e médias empresas.

2.1.1 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE?

Inúmeras pesquisas mostram resultados positivo no sentido de comprovar ganhos vantajosos no investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de prêmio no valor das ações, e para as empresas, observador especialmente por meio de rentabilidade e maior valor de mercado.

Foram identificados algumas abordagem que buscam quantificar os ganhos decorrentes da participação da empresa em iniciativas de sustentabilidade, como a participação da empresa noISE.

Uma abordagem nada mais e que um teste entre a relação do desempenho financeiro da empresa e seu desempenho socioambiental. Ou seja, utilizam indicadores financeiros, tais como o retorno sobre o patrimônio e retorno sobre ativos para verificar sua influencia sobre indicadores socioambientais, tais como retenção de pessoas ou qualidade de produtos e serviços.

Podemos perceber a importância de estar no índice, pelo fato de uma empresas que esta listadas fazerem questão de colocar o selo do ISE em seus demonstrativos e informações para o país e para o exterior. Também o reconhecimento da mesma como empresa com sustentabilidade no longo prazo e como empresa preocupada com o impacto ambiental que envolvem suas atividades.

2.1.2 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O MINDICE BOVESPA?

As empresas só são incluídas no índice após a avaliação do impacto ambiental de suas atividades, onde tambem sao levados em conciderações outros itens de sustentabilidade. Elas antes respondem a um detalhado questionário, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estão no ISE 34 empresas de 14 setores, com R$ 776 bilhões de valor de mercado, em dezembro. O “selo” é a garantia de que têm sustentabilidade no longo prazo. A lucratividade do ISE foi de 37,2%, em 2006, contra 32,9% do índice Bovespa. Com metodologia desenvolvida pela FGV-SP, o ISE foi criado com 28 companhias consideradas capazes de aliar práticas sociais e ambientais corretas e eficazes ao bom desempenho econômico-financeiro. Especialistas acreditam que o índice poderá ampliar sua abrangência, pois metade das empresas que fazem parte dele é de bancos ou energéticas.

O ISE é hoje formado por 28 empresas, mas esse número pode chegar a 40, entre as mais líquidas da Bovespa. Dado o interesse crescente pelo ISE, a Bovespa espera um aumento das respostas aos questionários que envia às companhias, conforme as regras definidas pelas entidades que formam o conselho do ISE (Abrapp, Apimec, Anbid, IBGC, Instituto Ethos, IFC, Ministério do Meio Ambiente e Bovespa).

Ao anunciar a carteira do ISE de 2013, a diretoria de Sustentabilidade da BM&BOVESPA e presidente do conselho Deliberativo de ISE, Sônia Favaretto, destacou que, das 37 companhias que vão integrar o ISE no próximo ano, 43% já levam em conta não só o desempenho econômico, mas também o socioambiental no pagamento de conselheiros e diretores, isso significa que elas já incorporam a sustentabilidade nas suas estratégias.

As empresa que integram a carteira são: AES Tiête, Banco do Brasil, BicBanco, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, Cesp, Copasa, Copel, CPFL, Coelce, CCR, Duratex, Eletropaulo, EDP, Even, Eletrobrás, Ecorodovias, Fibria, Gerdau, Gerdau MT, Itaú, Unibanco, Itaúsa, Ligth, Natura, OI, Sabesp, Santander, Suzano, SulAmerica, Telefônica, TIM, Tracbel, Utrapar,Vale,Weg.

como podemos perceber as empresas que fazem esses investimentos na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com