TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros Simples

Monografias: Juros Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

• Ford

O pai do carro popular

Filho de imigrante irlandês, Henry Ford (1863-1947) iniciou sua carreira como aprendiz de mecânico. Fascinado pelo o motor a combustão, fundou a Detroit Automobile Company, que faliu dois anos depois. Em 1903 organizou, com um grupo de pequenos investidores, a Ford Motor Campany. Em 1908 lançou o modelo T, o primeiro carro popular americano produzido em escala industrial, vendendo 10.000 unidades no primeiro ano e 240.000 em 1914. O volume de vendas permitia a Ford manter baixos preços, sem detrimento dos lucros. Aparentemente preconizando a futura participação dos funcionários nos lucros da empresa. Ford instituiu o salario mínimo de US$ 5 por dia para os que cumprissem alguns requisitos básicos.

Além disso, Ford se mostrou adiante de seu tempo, quando considerava os recursos humanos da empresa. Ele defendia a ideia de que o segredo do sucesso esta na habilidade de encarar os funcionários como seres humanos: “Em primeiro lugar, um empregador deve compreender as pessoas que trabalham para ele. Ele não deve cometer o erro de pensar neles como unidades ou ganhadores de salários ou como sendo deferentes deles mesmo, em qualquer aspecto. Se ele for obter o seu melhor trabalho e esforço, seu interesse e consequentemente, os melhores resultados em seu negocio, ele deve perceber que os seres humanos que trabalham para ele têm as mesmas ambições e desejos que ele”.

• Fayol

O verdadeiro pai da administração

Ingressando como engenheiro de minas na Société Anonyme commentry-Fourchambault em 1860. Henri Fayol (1841-1925) foi nomeado seu diretor em 1888, com a missão de reverter o quadro de falência da empresa. Mais do recupera-la. Fayol a transformou em um vasto complexo metalúrgico, aposentando-se em 1918, aos 77 anos.

Seu sucesso era atribuído à sua forma abrangente e completa de pensar a empresa e os problemas básicos da administração pratica. Sua obra básica. Princípio geral da administração compila suas conclusões, abordando tópicos como as características dos administradores, a importância de seu treinamento, suas funções básicas e os princípios básicos da administração. Buscou desenvolver a primeira teoria da administração, defendendo que seu estudo teórico deveria preceder a pratica da profissão.

Em função disso, dada sua percepção dos problemas básicos da administração moderna e a universidade, de seus princípios gerais, alguns autores veem Fayol o verdadeiro pai da administração. Ao lado dos princípios gerais. Fayol enunciou as funções precípuas da gerencia administrativa. Conjunto das funções administrativas forma o processo administrativo. A ideia de processo inclui o aspecto dinâmico da relação entre as diferentes funções, com cada uma delas influenciada pelas demais, são elas: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com