TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KARL MARX

Tese: KARL MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 11

KARL MARX

Este pensador alemão viveu de 1818 a 1883, sua vida foi de intensa produção científica, sempre aliada à prática. Marx não via a possibilidade de separar a teoria da prática.

Para este autor a consciência humana é determinada pela sua vida material. Vamos ver o que o próprio Marx escreve a respeito disto:

"O resultado geral ao qual cheguei, e que, uma vez adquirido, serviu de fio condutor aos meus estudos, pode ser formulado brevemente assim: na produção social de sua existência, os homens entram em relações determinadas, necessárias, independente de suas vontades, relações de produção que correspondem a um grau de desenvolvimento determinado de suas forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se ergue a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciências sociais determinadas. O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é inversamente seu ser social que determina sua consciência." (MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política)

Para Marx o importante principal é partir do real, e o que parecer de mais concreto no homem do que a forma como ele produz a sua existência?

"A primeira premissa de toda história humana é, naturalmente, a existência dos indivíduos humanos vivos". E como estes indivíduos transformam a natureza para comerem, abrigarem-se, fabricarem utensílios, etc. Essas relações sociais de produção determinam todo o resto da sociedade.

Apesar de chegar a este "resultado geral", Marx terá um objeto de estudo muito claro: A SOCIEDADE CAPITALISTA.

Como esta sociedade produz e reproduz a sua existência e a partir daí percebe que no capitalismo as relações se resumem à relação de duas classes distintas e antagônicas, a saber: A burguesia e o Proletariado.

Para aprofundar

Ler o Manifesto do Partido Comunista (disponível emhttp://www.portalabel.org.br/attachments/116_MANIFESTO_COMUNISTA_Marx_Engels.pdf ). Ou assistir a um vídeo sobre o manifesto (http://www.youtube.com/watch?v=Xp4Owv2iY4I).

Vamos pensar a respeito:

"Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus "superiores naturais" ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do "pagamento à vista"

[...]Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado, e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas."

A citação acima é do Manifesto do Partido Comunista, a partir dela podemos e da leitura do próprio manifesto responda:

Por que para Marx qual foi o papel revolucionário da burguesia?

Qual a razão da afirmação: "Tudo o que é sólido se esfuma"?

DICA

Belíssimo livro que também está disponível em vídeo

A Revolução dos Bichos

George Orwell

A PRODUÇÃO DA MAIS-VALIA

"(...) o resultado mais imediato trazido pela máquina é o aumento da mais-valia". (Marx, Karl. O capital)

O que é isto que Marx chamou mais-valia e porque ela aumenta com as máquinas?

Vejamos como Nelson Tomazi nos ajuda em seu livro Iniciação a Sociologia.

"O trabalhador, ao assinar um contrato para trabalhar numa determinada empresa, está dizendo ao seu proprietário que se dispõe a trabalhar, por exemplo, oito horas diárias, ou quarenta horas semanais, por um determinado salário. O capitalista passa, a partir daí, a ter o direito de utilizar essaforça de trabalho no interior da fábrica. O que ocorre, na realidade, é que o trabalhador, em cinco ou seis horas de trabalho diárias, por exemplo, produz um valor que corresponde ao seu salário, sendo o valor produzido nas horas restantes apropriados pelo capitalista; quer dizer, diariamente, o empregado trabalha duas horas de graça para o dono da empresa. O que se produz nessas duas horas a mais chama-se mais-valia" (p. 50).

Ainda hoje é possível pensar em na figura da mais-valia?

Existe na sociedade atual "trabalho não pago"?

A MERCADORIA

A mercadoria assume um caráter mítico e envolvente. Leia o trecho de "O capital - crítica da economia política" de Karl Max, Disponível em: http://www.giovannialves.org/Ofetichedamercadoria_Marx.pdf.

Vamos refletir:

A partir do texto de Marx que acabamos de ler, e também do Manifesto do partido comunista, por que na charge abaixo o homem pede ao outro CUIDADO?

MAX WEBER

Nasceu em 1864 e morreu em 1920, Weber é um escritor denso e rigoroso. Em resposta a um colega chocado com sua veemência em um debate Weber responde: "Exagerar é minha profissão".

Weber preocupou-se em estudar a sociedade capitalista, com especial interesse em como as idéias e os valores influenciam as mudanças sociais. As idéias, os valores e as crenças, para Weber têm o poder de ocasionar mudanças.

O objeto de estudo da sociologia proposta por Weber está em entender a motivação por trás da ação social. Vejamos o que o próprio autor diz sobre a sociologia:

"uma ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, desta maneira explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos. Por "ação" deve-se entender uma conduta humana (que pode consistir num ato externo ou interno; numa condição ou permissão) sempre que o sujeito ou os sijeitos da ação envolvam-na de um sentido subjetivo. A "ação social" porntanto, é uma ação em que o sentido indicado por seu sujeito, ou sujeitos, refere-se à conduta dos outros, orientando-se por esse em seu desenvolvimento." (WEBER, Economia e Sociedade)

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com