TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KARL MARX

Casos: KARL MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

KARL MARX

Dados: Esta resenha conta a trajetória e vida de Karl Marx, um dos nomes considerados clássicos da Sociologia ao lado de Émile Durkheim e Max Weber. Seus escritos continuam sendo essenciais para o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento e permanecem sendo fonte de inspiração de crítica da Sociologia atual. Marx foi um filósofo e revolucionário alemão que criou as bases da doutrina comunista criticando ferrenhamente o capitalismo. Sua filosofia foi formulada em um contexto histórico e social do passado e ainda continuam válidas e fundamentais para entendermos o contexto de nossa atualidade.

A Sociologia nasceu durante a Revolução Industrial, em meados do século XIX, como uma resposta a um processo de transformação que a sociedade passava, caracterizada pela opressão e pobreza da classe trabalhadora. O grande dilema da Sociologia seja possivelmente a base de estudos em função da sociedade e concepções de diferentes correntes metodológicas. Dentre os sociólogos clássicos que tentaram explicar esses fenômenos da sociedade compreendendo-a de maneira crítica, destaca-se Karl Marx.

Marx (1818 – 1883) nasceu em Trèves, sul da Prússia, fronteira da França, em 5 de maio de 1818, de família judia convertida ao Protestantismo. Filho de um advogado e conselheiro da justiça descendia de uma longa linhagem de rabinos. Embora fosse um racionalista de formação tipicamente iluminista, concluiu o curso ginasial em 1835 e após estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn, na Alemanha.

Durante sua formação, Marx foi muito influenciado por Hegel, filósofo da época que procurava analisar as questões sociais fundamentada nas transformações da burguesia na Alemanha. Em 1840, apresenta sua tese na Universidade de Iena: "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Acaba dedicando-se ao jornalismo escrevendo artigos para os Anais Alemães, mas é perseguido pela censura.

Em 1843, casa-se com Jenne, irmã de seu amigo Edgard Von Westphalen e muda-se para Paris, onde funda a revista "Anais Franco Alemão”, publicando os artigos Engels. Suas ações desagradam o governo francês que acabam por expulsar membros da publicação obrigando Marx a se refugiar na Bélgica. Marx passa então a escrever teses sobre o socialismo e juntamente com Engels é solicitado a redigir um manifesto por um movimento revolucionário socialista da época.

A partir de então surge a idéia da qual as relações sociais se determinam pela satisfação das necessidades da vida humana, o chamado materialismo histórico. Muitas obras de Marx foram escritas com Engels e separar as idéias de um e de outro passou a ser difícil para quem analisa suas produções. Marx escreveu grande número de artigos para jornais sobre economia política baseando de todo seu estudo sobre o homem e sua relação com o meio social.

Seu pensamento passou a se desenvolver a partir do contato com a obra de Adam Smith e com a ruptura com o pensamento de Hegel. Karl Marx não se considerava um sociólogo, mas analisou as transformações sociais a partir de seus escritos e identificou o conflito entre os trabalhadores e os proprietários dos meios de produção.

O pensamento de Marx desenvolve-se por manter suas análises no plano das idéias e da consciência humana que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com