TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Dissertações: Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Karl Marx

 Karl Heinrich Marx, naceu em Tréveris no dia 5 de maio de 1818, valeceu em Londres, 14 de março de 1883.

 Foium intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrin comunista moderna.

 Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

 O pensamento de Marx influencia várias áreas, especialmente Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, literatura Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Economia e Teologia. Outras áreas também são influenciadas por seu pensamento, tais como Biologia, Psicologia, Comunicação, Administração, Turismo, Design, Arquitetura, entre outras.

 Marx formulau suas ideias a partir da realidade social por eles observada: de um lado, o avanço técnico, o aumento do poder do homem sobre a natureza (trabalho), o enriquecimento e o progresso; de outro, e contraditoriamente, a escravização crescente da classe operária, cada vez mais empobrecida;

 Influências:

 Economistas ingleses - Adam Smith e David Ricardo;

 Filosofia dialética - Hegel;

 Filósofos do socialismo utópico - Saint-Simon, Fourier, Proudhon e Owen.

 Teoria marxista:

 Materialismo histórico (teoria científica);

 Materialismo dialético (filosofia);

 Para o materialismo, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta é um dado secundário, derivado, pois é reflexo da matéria;

 --> Marx inverte o processo do senso comum que pretende explicar a história pela ação dos “grandes homens”, ou, à vezes, até pela intervenção divina. Para o marxismo, no lugar das ideias, estão os fatos materiais; no lugar dos heróis, a luta de classes;

 --> Embora possamos tentar compreender e definir o homem pela consciência, pela linguagem, pela religião, o que fundamentalmente o caracteriza é a forma pela qual reproduz suas condições de existência.

 Portanto, para Marx, a sociedade se estrutura em dois níveis:

 Infra-estrutura: constitui a base econômica (que é determinante, segundo a concepção materialista). Engloba as relações do homem com a natureza, no esforço de produzir a própria existência, e as relações dos homens entre si (proprietários e não-proprietários; e não-proprietários e os meios e objetos do trabalho).

 --> Superestrutura: nível político-ideológico; Segundo Karl Marx, a superestrutura é um dos níveis da estrutura social, sendo o outro nível a infraestrutura (ou base econômica). A superestrutura compreende a estrutura jurídica (o Direito e o Estado) e a ideologia (moral, política, religião etc.)

 • Estrutura jurídico-política: representada pelo Estado e pelo direito;

 • Estrutura ideológica: referente às formas da consciência social, tais como a religião, as leis, a educação, a literatura, a filosofia, a ciência, a arte etc.

 Ser social: Marx desenvolve uma nova antropologia, segundo a qual não existe uma “natureza humana” idêntica em todo o tempo e lugar. Para ele, o existir humano decorre do agir, pois o homem se autoproduz à medida que transforma a natureza pelo trabalho. Sendo o trabalho uma ação coletiva, a condição humana depende da sua existência social. Por outro lado, o trabalho é um projeto humano e como tal depende da consciência que antecipa a ação pelo pensamento. Com isso se estabelece a dialética homem-natureza e pensar-agir.

 --> Práxis: ação humana de transformar a realidade; união dialética entre teoria e prática. Isto é, ao mesmo tempo em que a consciência é determinada pelo modo como os homens produzem a sua existência, também a ação humana é projetada, refletida, consciente. Por isso, a filosofia marxista é também conhecida como filosofia da práxis;

 A luta de classes

 A sociedade civil é o processo de constituição e reposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com