TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Seminário: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Origem

- Foi através das preocupações filosóficas, políticas e cientificas;

- Segundo os seguidores de Rosseau as desigualdades sociais foram com o advento da propriedade privada, eles tentaram criar uma nova ordem social e igualitária, onde o individualismo, competição e propriedade privada não existiria.

- Marx os chamavam de utópicos, pois não haviam considerado a necessidade de lutas políticas entre as classes sociais e o papel dos proletários na implantação da nova classe social.

Alienação

-Juridicamente a palavra alienação é denominada como a transferência e venda de um bem ou direito, mas após a publicação da obra de Rosseau, passou a ser denominado como termo de privação, falta ou exclusão, já segundo Hegel y Feuerbach a denomina como desumanização e injustiça.

- Na política, o homem também é alienado, pois o Estado (órgão político imparcial) representa a sociedade e a conduz pelo poder que os indivíduos os dá.

- O pensamento filosófico passou a ser exclusivo de uma determinada equipe depois que foi implantada " a divisão do trabalho''.

- Alienação é o efeito necessário de formações sociais sobre o indivíduo, que se torna estranho a si mesmo, e suas ações são mudadas e invertidas em relação de suas intenções, desejos e necessidades.

As Classes Sociais

- Denuncia as desigualdades sociais contra a ideia da falsa igualdade política e jurídica.

- As classes sociais formadas no capitalismo são os burgueses e proletários.

- Há exploração dos proletários- longa jornada de trabalho e baixo salário- para levar a produção ao ápice, o trabalhador luta contra a exploração - menor jornada de trabalho e melhores salários e também ter participação dos lucros que se acumulam com a produção.

- Só existem proletários porque há os despossuídos y sua única propriedade é sua força de trabalho.

Origem Histórica do Capitalismo

Grandes quantidades de riquezas concentradas na Europa - Século XIII-XVIII- nas mãos de poucos, cujo objetivo era acumular bens e obter lucros cada vez maiores, que ocorreu devido a pirataria, roubo dos monopólios e controle dos preços controlados pelo Estado Absolutista. A fonte de rendimentos era a comercialização. No Século XVI os artesões e as corporações de ofício foram substituídas pelo trabalhador "livre" assalariado e pela indústria.

Na Idade Média e no Renascimento o trabalhador tinha em suas casas instrumentos de produção, pouco a pouco foram surgindo as oficinas conduzidas pelos comerciantes enriquecidos que produziam mais e o custo era menor.

Na Inglaterra no século XVIII, devido aos acontecimentos ocorridos na Revolução Industrial, possibilitou a mecanização ampla e sistemática da produção dos produtos, acelerando o processo de separação entre o trabalhador e os instrumentos de produções e levou os artesões a falência, as máquinas só ficaram acessíveis nas mãos dos empresários capitalistas e os artesões não podiam competir, houve a multiplicação dos operários - trabalhadores "livres", os artesões que não conseguiam competir deixaram a produção individual e empregavam-se nas indústrias, constituindo assim uma nova classe social - Proletários.

Salário

-No Capitalismo o indivíduo se torna uma mercadoria que se pode comprar o vender através de um contrato entre ele e o capitalista, assim se compra ou aluga a sua força de trabalho por um determinado tempo.

- O salário deve garantir as condições de subsistência do trabalhador e de sua família.

- O cálculo varia de lugar para lugar e dos preços de subsistência do trabalhador.

Trabalho, valor e lucro

- O trabalho exerce sobre determinados objetos uma espécie de "ressurreição", tudo o que é criado pelo homem contém um trabalho passado-"morto", que só pode ser reanimado por outro trabalho.

Exemplo: Couro de animal curtido, agulha e linhas são produtos do trabalho humano, são coisas mortas utilizados para produzir um par de sapato - renascem e se transformam em um novo produto.

- O tempo do trabalho se estabelece em relação às atividades individuais médias e às condições técnicas vigentes na sociedade, o preço das mercadorias incorpora todo o tempo o tempo de trabalho específico.

- O capitalista quer ganhar com seus produtos mais do que investiu.

- Mercadorias com alto preço são um problemas devido ao ganho imediato, atrai novos capitalistas com isto o mercado estará saturado com o mesmo produto e o preço da mercadoria cairá, o alto preço de uma mercadoria pode provocar o aumento do preço das demais, pois todos capitalistas querem ganhar mais, a disputa prolongada pode causar desordem no sistema econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com