TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Monografias: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  2.388 Visualizações

Página 1 de 4

Qual é o fator que leva à mudança social, segundo o texto?

"A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de operários, aglomeradas nas fábricas, são organizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do

99

Estado burguês; mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica." (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p. 91.)

Compare essa afirmação com a dos evolucionistas que consideravam, como sinal de desenvolvimento, a passagem da manufatura para a indústria.

Analise a ideia de Marx sobre o homem e a história.

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado." (O 18 Brumário de Luís Bonaparte, p. 335.)

, 6. Marx afirma que a classe proletária tem no capitalismo o papel de agente da transformação.

"O progresso da indústria, cujo agente involuntário e sem resistência é a própria burguesia, provoca a substituição do isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria abala a própria base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis." (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p. 96.)

Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera as condições de seu desaparecimento. "

7. O que Marx entende por alienação?

8. Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?

9. Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?

10. O que é salário? Como se determina o valor do salário? .

11. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

12. Segundo Marx, de onde provém o lucro do capitalismo? Por quê?

13. O que você entende por mais-valia?

14. Aplicando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa, de que modo podemos julgar o avanço tecnológico da indústria na atualidade, para os trabalhadores?

15. O que são forças produtivas?

16. Em que relações sociais de produção podemos inserir os seguintes trabalhadores: o agricultor, o metalúrgico e o gari?

l 7O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?

100

Aplicação de conceitos.

1. Analise a foto seguinte utilizando os conceitos marxistas de classe social, conflito de interesses, modo de vida etc.

O Exército cerca a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) durante sreve de operários, em novembro de 1988.

2. Ü Faça uma pesquisa e identifique as principais características dos países que ainda hoje mantêm um regime "socialista".

3. Complemente a pesquisa anterior com informações acerca dos partidos socialistas existentes no Brasil e quais as suas posições sobre problemas nacionais como:

a) desemprego;

b) previdência social;

c) privatização de empresas

4. Vídeos: a) Tempos modernos (EUA, 1936. Direção de Charles Chaplin. Duração: 85 min.) — Ambientado na Depressão americana da década de 30, o filme aborda a sociedade industrial e a sua relação com os deserdados.

Assista ao filme e identifique como o diretor trabalhou a questão da alienação. i;, ;í-

b) Germinal (França, 1993. Direção de Claude Berri. Adaptação da obra clássica de mesmo nome de Émile Zola, 1884. Duração: 158 min.) — Mostra a vida dos mineiros de uma mina de carvão, numa pequena vila no interior da França, no final do século passado. Desenvolve o conflito de classes e suas conseqüências.

Procure

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com