TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Bibliografia: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Bibliografia  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Karl Marx (1818-1883) é um pensador que exerceu grande influência sobre os movimentos políticos do século XX. O conjunto de sua obra guarda atualidade pela crítica que faz ao modo de organização social do mundo moderno. Segundo Marx, as sociedades, assim como tudo o que vive traz em si o gérmen da sua própria destruição. A história dos sistemas e modos de produção é uma constante superação do velho pelo novo, segundo ele o declínio dos sistemas sociais se dá no seu próprio interior, quando os indivíduos ao repetir suas formas vão recriando e transformando seu funcionamento.

Karl Marx demonstra que nos diferentes períodos históricos o processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra. Por esse motivo Marx cunhou uma frase que se tornou famosa: “A história da humanidade é a história da luta de classes”.

O processo de extração da mais-valia que foi descrito por Marx ainda se processa da mesma maneira na atualidade. O salário pago ao trabalhador não corresponde ao total de riquezas produzidos por ele. Parte da riqueza produzida fica nas mãos dos empresários. Enquanto o salário garante a subsistência do trabalhador, o lucro os empresários possibilita a reprodução do capital. As inovações tecnológicas tem contribuido para a redução do número de trabalhadores que conseguem emprego, atuando no processo de compressão dos salários para baixo.

A análise da obra de Karl Marx é fundamental para a compreensão das desigualdades sociais, um dos problemas centrais do mundo contemporâneo pois mostra como a riqueza produzida pelos trabalhadores é apropriada pela classe dominante.

Karl Marx desenvolveu conceitos importantes como ideologia, concebida como um sistema de inversão da realidade, em que as ideais da classe dominante aparecem como as ideias dominantes de uma época. Para ele, a ideologia burguesa tem como objetivo fazer com que as pessoas não percebam que a sociedade é dividida em classes sociais, atuando para a manutenção das estruturas sociais.

Desenvolveu o conceito de alienação que faz com que o trabalhador perca a consciência da sua realidade concreta, não se percebendo como o verdadeiro produtor das riquezas. O trabalhador passa a ser controlado externamente, pelo seu patrão, que determina o seu salário, a sua jornada. A alienação política, que significa que o trabalhador não se vê como agente capaz de intervir nos rumos políticos da sociedade.

Conceitos como ideologia e alienação possibilitam a compreensão das razões pelas quais os oprimidos não se rebelam contra o sistema, pois o sistema de dominação e introjetado na suas cabeças, que passam a ver com naturalidade a desigualdade e a opressão, dificultando os processos de transformação social.

Questão:

Com o objetivo de entender o capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia uma grande comtribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de ALIENAÇÃO que é:

A a condição que o ser humano alcança quando vive em razão do dinheiro, condição análoga a de um viciado.B a visão utópica da vida em sociedadeC a implantação do comunismo, como solução para uma sociedade justa e igualitária.D um distúrbio mental ocasionado pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com