TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Artigo: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

• KARL MARX

Para que se compreenda a teoria de Karl Marx, faz-se necessário o entendimento sobre o momento histórico em que ele viveu, já que ele foi produto da época em que viveu.

Karl Heinrich Marx nascido em 1818 na cidade de Tréveris, antiga Prússia, hoje Alemanha, região em que mais se desenvolvia nessa época, tendo em vista que era o momento de processo de industrialização, onde se verificou o surgimento de grandes indústrias, da economia e também a formação de uma classe social, a qual foi a responsável pela produção, denominada mais tarde de classe proletária.

Sendo influenciado pelo filósofo Georg Wilheim Friedrich Hegel (1970-1831), o qual afirmava que “tudo que é real é racional, tudo que é racional é real”, após a morte de Hegel, foi desenvolvido o chamado Materialismo Histórico através de Marx e Engeles, o qual nada mais é do que o olhar histórico do mundo, o olhar dialético, ou seja, dialética seria um choque de incoerências para que fosse possível chegar a algum objetivo ou conclusão.

Para Marx alienação do trabalho seria o fato do trabalhador não se descobrir na mercadoria em que ele mesmo produziu, ou seja, há uma separação entre o produto final e o trabalhador. Verifica-se que o que mantém tal processo de alienação primeiramente é o fato de o capitalista possuir os meios de produção, à propriedade privada dos meios de produção, onde uns possuem e outros não. E segundo, pelo fato do trabalhador não obter seus meios de produção, há necessidade de vender a única propriedade que lhe pertence, ou seja, a força de seu trabalho, para que assim possa existir o sustento de sua família.

Observando assim, a dependência do trabalhador no que se refere ao Capitalismo, ante sua necessidade quanto à venda da força de seu trabalho. No sistema capitalista, o trabalhador produz, mas não desfruta da mercadoria, isto compete ao capitalista, o qual se apropria da produção social.

No que diz respeito a produção e reprodução, Karl Marx diferencia a condição humana dos outros animais, já que verifica-se que a interação homem – animal, ocorre de forma consciente, enquanto os animais de forma imediata, não cumulativa. Visando controlar as condições naturais, os homens criam novos objetos que são passados de geração onde o trabalho é a principal atividade humana, já que é por meio dele que ocorre o domínio do homem para com a natureza, bem como seu próprio crescimento como indivíduo.

Ao refletir sobre a concepção de sociedade, percebe-se em Marx que a mesma é o produto da ação recíproca dos homens. Sendo certa uma conexão na história dos homens porque cada geração posterior encontra forças produtivas adquiridas pela geração precedente que lhes serve de matéria-prima para a nova produção.

Sendo assim, tudo isso que foi explanado estão diretamente ligadas as forças produtivas e relações sociais de trabalho, porém não bastaria, pois o pensamento Marxista é mais amplo quando conceitua forças produtivas afirmando serem elas um conjunto dos instrumentos e habilidades que possibilitam o controle das condições natural sendo o seu desenvolvimento cumulativo.

Além disso, verifica-se que em Marx infra-estrutura é força produtiva e a relação social de produção; enquanto superestrutura está ligado as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos, os quais não são constituídos por forma material. A superestrutura existe para legitimar a infra-estrutura. Em Marx verifica-se que o aparecimento das classes sociais se da por meio do excedente de produção e com o aparecimento da propriedade privada dos meios de produção. Segundo ele esta forma de propriedade acentua a exploração da classe proletária.

A História da humanidade se da pela luta de classe, essas são o motor da história posto que as principais transformações estruturais ocorressem por meio das lutas de classes. E a classe exploradora constitui-se no mais potente agente de mudança. Podendo acrescentar ainda que a luta de classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com