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Karl Marx e a história da exploração do homem

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Por:   •  3/4/2014  •  Abstract  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  470 Visualizações

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Karl Marx e a história da exploração do homem

Introdução

“Abordamos o modelo positivista inicialmente elaborado por Comte, e, depois, o proposto por Durkheim, segundo o qual a sociedade se apresenta como sendo mais do que a soma de indivíduos, constituída por normas, instituições e valores característicos do social, Passamos depois por Weber que, por sua vez, numa perspectiva mais dinâmica e interpretativa, explicou os fatos sociais “à luz” da historia e da subjetividade do agente social.”

A Sociologia Clássica – 110

“...o pensamento de Kalr Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originando a corrente de pensamento mais revolucionária tanto do ponto de vista teórico como da prática social.”

A Sociologia Clássica – 110

“Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, Marx escreveu sobre filosofia, economia e sociologia.”

A Sociologia Clássica – 110

“Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.”

A Sociologia Clássica – 110

“Marx foi especialmente sensível às dificuldades que a Europa enfrentava numa época de pleno e contraditório desenvolvimento do capitalismo: ao mesmo tempo que crescia, tornava mais agudos seus conflitos e dissensões.”

A Sociologia Clássica – 111

As origens

“O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, políticas e cientificas de sua época...”

A Sociologia Clássica – 111

“Em primeiro lugar, deve-se fazer justiça à influência da filosofia hegeliana de quem Marx absorveu uma diferente percepção da história...”

A Sociologia Clássica – 111

“Hegel entendia a história como um processo coeso que envolvia diversas instâncias da sociedade – da religião à economia – e cuja dinâmica se dava oposições entre forças antagônicas – tese e antítese.”

A Sociologia Clássica – 112

“Marx utilizou esse método de explicação histórica para o qual os agentes sociais, apesar de conscientes, não são os únicos responsáveis pela dinâmica dos acontecimentos...”

A Sociologia Clássica – 112

“Também significativo foi o contato de Marx com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX...”

A Sociologia Clássica – 112

“Marx admirava o pioneirismo desses críticos da sociedade burguesa e suas propostas de transformação social, apesar de julgá-las “utópicas”, ou seja, idealistas e irreais.”

A Sociologia Clássica – 112

“Há ainda na obra de Marx toda a leitura crítica do pensamento clássico dos economistas ingleses, em particular Adam Smitch e David Ricardo, trabalho que tomou a atenção de Marx até o final da vida e resultou na maior parte de seu esforço teórico. Essa trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia, modo de produção.”

A Sociologia Clássica – 112 e 113

“...impossível não fazer referência ao seu grande interlocutor – Friedrich Engels – economista político e revolucionário alemão que trabalhou com Marx de 1844 até sua morte, sendo cofundador do socialismo cientifico, também conhecido por “comunismo”...”

A Sociologia Clássica – 113

A idéia de alienação

“A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operário dos “meios de produção” – ferramentas, matéria-prima, terra e máquina – e do fruto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do empresário capitalista.”

A Sociologia Clássica – 113

“Politicamente, também o homem se tornou alienado, pois o principio da representatividade, base do liberalismo, criou a idéia de Estado como um órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos. Marx mostrou, entretanto, que na sociedade de classes esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta,

A Sociologia Clássica - 113

“Alienado, separado e mutilado, o homem só não pode recuperar a integridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, à política e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social.”

A Sociologia Clássica – 114

As classes sociais

“...Marx desenvolve na busca por denunciar as desigualdades sócias contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Para ele, os inalienáveis direitos de liberdade e justiça, considerados naturais pelo liberalismo, não resistem às evidências das desigualdades sociais promovidas pelas “relações de produção”, que dividem is homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção. Dessa divisão se originam as classes sociais: os “proletários” – trabalhadores dês possuídos dos “meios de produção”, que vendem sua força de trabalho em troca de salário – e os “capitalistas”, que, possuindo meios de produção sob a forma legal da propriedade privada, “apropriam-se” do produto do trabalho de seus operários em troca do salário do qual eles dependem para sobreviver.”

“..apesar das oposições, as classes sociais são também complementares e interdependes, pois uma só existe em função da outra.”

A Sociologia Clássica – 115

“Para Marx, a história humana é a história da luta de classes, da disputa constante por interesses que se opõem, embora essa oposição nem sempre se manifeste socialmente sob forma de conflito ou guerra declarada.”

A Sociologia Clássica – 115

A origem histórica do capitalismo

“Para desenvolver sua teoria, Marx se vale de conceitos abrangentes, da análise critica do momento que vive e de uma sólida

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