TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Bon a Discussão do Tema Multidões

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Trabalho de Psicologia Social 2

A partir das ideias de Le Bon a discussão do tema multidões foi introduzido na Psicologia Social, conforme o autor as massas buscavam unicamente subverter a ordem estabelecida, ele procurou analisar o fenômeno tomado o individuo como matriz para o pensar social destacando como principal característica das massas a fusão dos indivíduos em um sentimento comum. Porém a um esvaziamento do caráter politico da massa e uma exaltação da dimensão “patológica” em contrapondo a essa visão de Marx via a massa como motor as historia.

Le Bon considerava que as multidões representavam a explosão de um lado irracional que conduziria necessariamente está ligada a uma crise generalizada na sociedade moderna. Por essa razão, a Psicologia das multidões deveria se constituir como a ciência de uma nova política, que passaria a estudar daí por diante os efeitos da sugestão como um elemento central do debate político. Esse debate conceitual se faz necessário para a diferenciação de uma multidão-massa para um multidão-potência. No primeiro caso é tida como uma unidade em agrupamento e no segundo, baseados em Negri é uma potência consiste que produz uma tensão que pode olhar à transformação da ordem estabelecida.

Na ideia de multidão-potencia dialoga diretamente com o documentário exibido sobre Brad, ao pensarmos em um coletivo formado por corpos mesmo que dispersos em dos outro, estão produzindo ideias para além das bordas do “Império” tomado aqui o império como a função do poder capitalista. Ativismo do documentário utiliza diversos meios de luta, frentes de resistência globalizadas que integram numa rede, formando assim um sistema totalizante. O fato do engajamento do grupo em diversas lutas mundiais “contra” um inimigo comum, o poder devastado do império sobre as vidas das pessoas demonstra que a multidão pode sim ser tomada como potência estabelecedora de novas alternativas para a ordem social, uma multiplicidade em dispersão.

A utilização de ciberespaço interagindo com diversas interfaces de expressão via internet possibilita uma rapidez nas problematização das relações, uma vez que todas as noticias são rapidamente jogadas na rede. Toda essa “revolução tecnológica”, esse conjunto de novas tecnologias ajudam a estabelecer novas coordenadas nas relações, criando a possiblidade de uma expansão ilimitada. É importante destacar que os fenômenos das multidões desempenhou um papel diverso no processo objetivação do social, não apenas pela ameaça à ordem, mas por que suas reivindicações evidenciam as contradições do projeto liberal.

Portanto do ponto que o social em toda a parte o estudo das multidões no campo da psicologia social é de grande valia, pois conforme o aprofundamento do mesmo a ideia de massa que segue irracionalmente um líder, que é limitado diante dos cenários atuais, a multidão constituída como coletivo que visa alternativas ao biopoder, como um corpo vital com consequências éticas estéticas e politicas, uma potencia efetiva do trabalho da mesma como potencia que está mais no contexto que encontramos. Fica evidente a fala de Negri no documentário “Brad – Uma noite mais nas barricadas” quando mostra a resistência a qual o Brad veio a falecer, “Se estamos confinados no interior de uma lógica capitalista, é preciso inventar um “lado de fora” que se constitua assim em uma brecha de possível.”. (NEGRI, A. Kairós, alma Vênus e multitude. Rio de Janeiro: DP&A, 2000 p. 52). Nesse trecho vemos que ai renunciarem as mazelas impostas pelo poder publico e instaurar uma nova ordem a multidão foi uma potencia motora de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com