TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Atps

Trabalho Escolar: Libras Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

PÓLO BARRA DA CORDA

CURSO – PEDAGOGIA

DISCIPLINA: LÍGUA BRASILEIRA DE SINAIS

LIBRAS

BARRA DO CORDA-MA

2013

CÍCERA DOS REIS PEREIRA- 445729

DALILA DA SILVA GOMES- 445749

LUCIANA KELLEN LIMA SOUSA- 9978024422

SHEILA LOPES DA SILVA-448022

THAIS RÊGO DO NASCIMENTO-447488

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Relatório apresentado á Anhanguera

Educacional – Uniderp, pólo de Barra do Corda Curso de Pedagogia da disciplina de Libras

Tutora presencial: Maria Vanda de Sousa Araújo.

BARRA DO CORDA-MA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................1

A TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEUS VÁRIOS ASPECTOS..............................2

ATIVIDADES E MATERIAIS USADOS PARA ATIVIDADES PARA SURDO..3

INSERÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM CLASSE DE CRIANÇAS OUVINTES.4

CONCLUSÃO................................................................................................................5

DADOS BIBLIOGRAFICOS.........................................................................................6

Introdução

A língua de sinais é também conhecida como língua gestual é a maneira que os indivíduos surdos-mudos do Brasil se comunicam através de gestos e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial em acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, libras é reconhecida como a segunda língua oficial do brasil. esta lei foi regulamentada pelo decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

É importante para que você possa conhecer, contextualizar historicamente e refletir sobre a surdez nas perspectivas médica, educacional e cultural, abrangendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda. Isso abre suas perspectivas sobre tal língua e o possibilita a se preparar melhor para lecionar uma classe que tenha algum deficiente auditivo.

A temática da surdez em seus vários aspectos.

A surdez é a perda menor ou maior da percepção normal dos sons. No entanto certifica-se que existem vários tipos de pessoas com surdez, ou seja, com diferentes graus de perdas auditiva que são elas: Perda auditiva leve que não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida. Perda auditiva moderada que pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que indivíduo fale. Perda auditiva severa onde interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas permite o uso de aparelho auditivo que poderá receber informações utilizando a audição para desenvolver a fala e a linguagem. E perda auditiva profunda sem intervenção a fala e a linguagem.

No ponto de vista cultural a surdez mostrada como diferença lingüística e identidade cultural na qual na qual é compartilhada entre indivíduos surdos. A surdez é modelo da cultura surda e seu principal elemento espelhado é a Libras, ou seja, o idioma natural dos surdos.

Assim como várias línguas naturais e humanas ela é formada por níveis lingüísticos sendo elas: fonológicas, morfológicas, sintaxe e semântica. A diferença é sua modalidade de articulação e saber visual, ou cinético visual para outros. Ou seja, que para se comunicar em libras não basta apenas ter conhecimento dos sinais, necessitam conhecer sua gramática para formar as frases e estabelecer uma comunicação. Essa comunicação se da através de sinais que surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulações locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos juntos onde se criam as unidades básicas dessa língua. Sendo assim a libra representa o sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos das comunidades do Brasil. Assim como qualquer língua, na Libras também existe diferenças regionais então é preciso atenção ás variações em cada unidade federal do Brasil

Atividades e Materiais usados para atividades para surdos

Para que aconteça um aprendizado dos alunos com deficiência auditiva de acordo com a realidade, pesquisaram-se as seguintes atividades:

Agricultura Urbana: Elaborar um canteiro de plantas que podem ser ornamentais (rosas, cactos, onze - horas), plantas para canteiros (coentro, cebolinha, alface), plantas para remédios caseiros ( hortelã, erva cidreira, capim santo). Utilizar recipiente como caixa de sapato revestida por dentro e por fora com fita adesiva, fazer algumas perfurações para escoamento da água. Encher com terra adubada, aguá-la e colocar-las sementinhas escolhidas ou mudinhas. Acompanhar o processo de desenvolvimento da planta na sala, fazendo pequenos relatórios do que irá acontecendo durante o desenvolvimento da planta.

Está atividade fará os alunos perceberem a importância da diversidade de plantas. Que as plantas precisam de solo, água, luz solar para o seu desenvolvimento, que as plantinhas podem ser comestíveis, embelezam nossas vidas e também curam pequenos males, necessitam de cuidados humanos quando cultivadas em casa.

Reciclagem: Trabalhar com reciclagem com alunos deficientes auditivos em sempre muito compensador, tanto para o aluno como para o professor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com