TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Libras

Monografias: Atps De Libras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LINGUAGEM BARSILEIRA DE SINAIS

Cássio Hercílio C. Veras RA: 6746346265.

Dulce Helena Alves Cruz RA: 6950445253.

Izyllane Maria de Araujo RA: 6746354505.

Thamires Ximenes RA: 6782384658.

Viviane Rodrigues RA: 6791432627.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Linguagem Brasileira de Sinais”, sob orientação do professor-tutor à distância: Rerison Rodrigues de Oliveira

Valparaíso de Goiás

18 Novembro 2013

Introdução

O a sociedade esta sempre em constante mudança e devemos ter em mente que precisamos estarmos abertos a mudanças tanto em conceitos pessoais como coletivos para nos direciona, como devemos agir perante situações do cotidiano com a sociedade tão diferente

Nós devemos ser pessoas de senso crítica e de visão ampla das questões que envolve uma pessoa ou um grupo de indivíduos, visando o convívio harmônico entre todos.

Este estudo nos mostra as diferentes que cada pessoa possui e que devemos ter responsabilidade social para com as pessoas com necessidades especiais devemos enxergar todas de maneira natural visando sempre ajudar sem distinção de classe social ou cor da pele.

Tem o intuito de apresentar o problema da inclusão escolar no Brasil para pessoas com surdes seus perspectivos, dificuldades, direitos e deveres do poder público e de toda sociedade perante seus anseios como cidadão.

O poder público se organiza de forma a garantir a inclusão de pessoas com necessidades especiais, priorizando a inserção de programas baseados na interação de pessoas ouvintes com as não ouvintes.

O individuo portador de surdes na visão médica tem um papel importante por ter a capacidade de colocá-lo em contato com suas possibilidades de desenvolvimento e limitações para cada pessoa portadora de algum nível de surdes.

A audição tem o poder de ligar todos com o mundo por ser um sentido humano é um bem de valor inestimável, para muitos a audição não tem um valor importante más caso a pessoa perca terá um grande problema.

O médico tenta alertar para que seus pacientes tenham muito cuidado com sua audição que desenvolva abetos responsáveis visando proteger esse bem tão importante para a comunicação do ser humano.

A surdez tem vários níveis, grau leve é quando os pacientes dizem que ouvem bem, mas às vezes não entendem algo; grau moderado para severo é quando os sons ficam destorcidos e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender e por fim o grau perda da audição profunda é quando existe só um resíduo de audição.

O médico é capaz de determinar através de exames o grau de surdes, isso visa poder identificar as dificuldades que cada aluno enfrentará no futuro.

Os médicos com sua opinião que é de grande importância para cada caso, visando dar informações como o grau de surdes ajuda aos educadores a traçar métodos, estratégias para alcançar um nível de ensino adequado para cada caso.

A surdez é um problema social que vem sendo tratado como uma situação indefinida, devido a sua complexidade, pode ver em órgãos de ensino, repartições públicas, serviços de atendimento básico, e até mesmo locais de lazer, onde deveria ter pessoas capacitadas para esse serviço mas o que vimos é que não estão preparados de forma a garantir a cidadania dessas pessoas que possuem essas dificuldades.

A parte técnica, a questão da surdez ultrapassa varias fronteira, tanto no tratamento quanto na inclusão social dessas pessoas possuidoras de deficiência auditiva.

A sociedade não esta sabendo lidar com situações do cotidiano que envolve as pessoas com deficiência auditiva, esse problema é bem visível quando nos deparamos com uma pessoa que vem nos perguntar gesticulando com as mãos, usando a expressão facial é nesse momento e que vimos o quanto os deficientes auditivos sofrem, isso é observado em quase toda sociedade.

O misterioso e fascinador mundo dos surdos nos mostra um contraste, sendo ao mesmo tempo lindo, onde o individuo cria sua maneira de se expressar singularmente que foi desenvolvida, construída ao longo da sua vida e ao mesmo tempo é assustador, capaz de mudar completamente a vida o comportamento de um individuo no momento que ele por algum motivo ficar surdo.

A cultura dos surdos no Brasil vem sofrendo transformações, com a criação e o desenvolvimento das libras como sendo uma das formas de estarem se comunicando com a sociedade.

O surdo às vezes ele não nasceu nessa condição por isso que um dos pontos de partida para socializar um individua a situação familiar é importância nesse processo que envolve dedicação paciência e determinação, às vezes o ambiente familiar é tão normal, que a pessoa portadora da necessidade auditiva prefere usar a língua falada.

Ao longo dos anos, as pesquisas interdisciplinares sobre surdez e sobre a linguagem de sinais, realizadas no Brasil vem evoluindo para satisfazer as necessidades dos cidadãos surdos no Brasil.

Sabemos das dificuldades que as pessoas com deficiência auditiva encaram, que estar longe de ser fácil, mas que devemos ter a consciência do verdadeiro sentimento de ajuda e que não podemos simplesmente fechar os olhos para um problema que é bastante visível.

Muitas crianças surdas que não tiveram um desenvolvimento adequado se tornam adultas pessoas frustrada por não conseguirem ter comunicação com a própria família,

Com esse tipo de afirmação é que vimos que o mundo dos surdos é muito mais carente e complexo que nós imaginamos.

As pessoas portadoras de surdez merecem toda nossa consideração e atenção que podemos oferecer.

O mundo dos surdos não nos mostra como somos e sim o que podemos ser para uma a sociedade que conserve o direito para todos.

A surdes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com