TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Exercicios

Trabalho Universitário: Lista De Exercicios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema: Planejamento da Ação Empresarial.

Introdução

Tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.

Em geral os fundamentos da administração e o contexto organizacional em que ele se insere, por mais que se tratem de uma ciência humana, podem ser considerados bastante fáceis de compreender. Para tal compreensão a exigência básica é saber refletir sobre o tema de forma lógica, pois um vai se interligar ao outro ajudando em na compreensão de seus conceitos e formas de aplicação praticas. Os principais termos que se inserem nesse contexto são empresa, administrador, ambiente empresarial e estratégia empresarial.

Essa atividade é importante para que você conheça conheça importância do planejamento, numa abordagem geral, o que se devem estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimular recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos.

1. Planejamento da Ação Empresarial

Quando falamos de Processos Administrativo tratamos claramente de planejamento por ser uma ferramenta real que possibilita, avaliar os caminhos construindo um referencial futuro estruturando o tramite adequado para um melhor resultado. Lembrando que foi através dos grandes estudiosos como : Taylon, Henry Fayol, Elton Mayo, Ford e outros nos mostrando teorias transformadas em técnicas para absorve a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

No desenho abaixo apresenta os pontos principais:

PLANEJAMENTO

ORGANIZAÇÃO

DIREÇÃO

CONTROLE

2.1 Planejamento

"É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente" (Marcio Eduardo Correa Sampaio)

No mesmo processo no qual se identifica aonde se quer chegar, para definir como chegar lá da forma mais eficiente possível considerando assim benefícios e ações plausíveis para uma empresa como: definir objetivos, verificar o estado atual da economia, desenvolver primícias sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos, implementa

os planos. Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

2.2.1 Tipos do Planejamento

Planejamento Estratégico - Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico apresenta três características principais:

• É projetado a longo prazo;

• Está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa;

• Envolve a empresa como um todo;

É definido pela alta administração da organização e é o plano maior, todas as áreas devem estar comprometidas a sua execução, uma vez que a mesma leva em consideração os objetivos maiores da empresa. Tem sete etapas: Determinação dos objetivos, Análise ambiental externa, Análise organizacional interna, formulação de alternativas, Elaboração do planejamento, Implementação e execução, Avaliação de resultados. Já disse Henry fayol " que o planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é a dimensão da competências intelectuais". O administrador precisa montar as característica da organização que baseia em uma visão(É a imagem definida pela organização a respeito de seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser.) , Missão (É a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado e para que ele existe.) e Valores (A organização procura manter padrões éticos nas suas atividades cotidianas.)

• Planejamento Tático - "É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização" (extraído do PLT). Este planejamento abrange seus recursos específicos de departamentais ou unidade da empresa em médio prazo(12 meses), com característica por exemplo de processos permanentes e continuo voltado para o futuro se preocupando sempre com a racionalidade de tomada de decisões.

• Planejamento Operacional - Atua no nível operacional, ou seja em que as tarefas são executadas (a curto prazo). É o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com