TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização Geográfica

Trabalho Escolar: Localização Geográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Localização.

O Continente Antártico está situado na região polar austral; é formado por uma massa continental localizada quase inteiramente dentro do círculo polar antártico. É cercado pelo Oceano Antártico, de limites imprecisos, formado pelo encontro das águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, a chamada Confluência Antártica. Está concentrado em torno do Pólo Sul, sendo o quinto maior e mais austral dos continentes.

Profundas baías dividem o continente em duas partes desiguais. A maior parte é conhecida como Antártica Oriental, que consiste principalmente em um plateu elevado e coberto por gelo, e a menor é chamada de Antártica Ocidental, formada por um arquipélago de ilhas montanhosas ligadas entre si por gelo.

O Continente Antártico constitui quase 10% da área continental do planeta, e cerca de 98% de seu território está coberto por gelo e neve, com espessura que varia de 2.000 a 4.800 metros, durante todo o ano. Se todo esse gelo sofresse fusão o nível dos mares se elevaria em 60 metros! Esse gelo representa 90% da água doce do planeta. As temperaturas no verão variam de 0º C no litoral a –32º C no continente, e no inverno variam de –15º C no litoral a –65º C no continente.

Economia.

O carvão, os hidrocarbonetos, o minério de ferro, a platina, o cobre, o crômio, o níquel, ouro e outros minerais tenham sido encontrados, eles existem em quantidades pequenas demais para a exploração. O Protocolo de Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica (ou Protocolo de Madri) de 1991 também restringe disputas por recursos. Em 1998 estabeleceu-se um compromisso pela proibição da mineração por 50 anos até o ano 2048, e decidiram-se desenvolvimento econômico e exploração mais limitada. A atividade primária básica é a captura e comércio de peixe. A pesca antártica entre 2000 e 2001 chegou a 112 934 toneladas.

População.

4 mil habitantes (no verão) e 900 habitantes (no inverno).

Tecnologia.

Geladas e desoladas, estas regiões parecem desertas de Vida, mas apenas ao observador mais desatento!

Apenas recentemente as regiões polares foram alcançadas pelo Homem, pois os seus desafios testam até a mais recente tecnologia humana.

A fauna da Antarctica foi semelhante à da Austrália mas o manto de gelo que a cobre atualmente torna difícil à comparação.

Quando a Austrália se separou da Antarctica e se deslocou para norte, desenvolveu-se uma nova corrente oceânica profunda e fria entre eles. Por esse motivo, a Antártida tornou-se cada vez mais fria à medida que os seus glaciares se formaram e cresceram. Pouca água se condensa sobre esses mares gélidos, logo poucas nuvens se formam para regar as planícies australianas.

Política.

Como único continente inabitado, a Antártica não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país. Vários países reivindicam áreas, mas estas reivindicações não são reconhecidas por outros. A área entre 90°W e 150°W é a única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com