TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES POPULARES

Monografias: MANIFESTAÇÕES POPULARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO:........................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................12

MANIFESTAÇÕES POPULARES

1 INTRODUÇÃO

O presente texto busca refletir a respeito das recentes manifestações populares que se proliferaram pelos quatro cantos do Brasil nos últimos meses, quando a so¬ciedade foi às ruas reivindicar melhorias nos transportes públicos, saúde, edu¬cação, políticas públicas etc.

Após anos de descanso ouvimos ecoar em alto e bom som “O gigante acordou”. A população já a cansada despertou-se para as inflamações da hipocrisia politicas, etc.

Nas mobilizações do Brasil ocorridas neste período um traço também foi marcante, pois uma nova forma de enxergar o cotidiano foi-nos revelado já que não é normal en¬frentar ônibus, trens e metrôs lotados na ida e vinda ao trabalho, ainda tendo que arcar com os aumentos de passagens abusivos, malgrado o péssimo serviço oferecido. Também não é natural enfrentar o caos cotidiano na saúde pública, ver o sucateamento de escolas, alunos assistindo aulas em baixo de arvores, sem merenda, dentre outras falhas e conviver com a desvalorização dos profissio¬nais da educação. Não é natural que um jovem conclua um curso técnico ou superior e permaneça no desemprego; que jovens encontrem-se esquecidos nos grandes centros urbanos, quando não estão envolvidos na guerrilha do tráfico que se nacionalizou.

As manifestações contra o abusivo aumento das passagens serviu de pontapé pra abrir os olhos do povo e ver os descasos que aconteceu no pais, marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos, parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política. Entre a miríade de bandeiras levantadas pela multidão, destacam-se a exigência por mais qualidade e recursos para educação, saúde e segurança pública, o combate a corrupção, além do controle inflacionário.

Estas manifestações, individuais ou coletivas, referenciam o anseio de uma sociedade que deseja não mais estar nos “cantos” do fluxo informacional, de¬pendente de mediadores, de instituições que estejam no centro ou acima de suas pretensões individuais. Por meio da internet, pessoas aparelhadas com equipamentos eletrônicos dispensaram a representação dos fatos por parte dos telejornais nacionais ou grandes publicações impressas, fazendo a informação da sua forma, configurando uma nova forma para que cada cidadão fizesse sua parte.

2 DESENVOLVIMENTOBrasil,

No Brasil atualmente ocorreram manifestações populares como uma grande difusão de ideias e ideais, que teve por estopim o aumento de uma taxa no transporte coletivo, onde o povo busca melhorias quanto à forma de política, educação, saúde, segurança, enfim são as varias ideias que movimentam essas manifestações que ocorreram por todo o Brasil e mudanças em aquilo que exige que já estejam acontecendo.

Socialmente falando, vemos dia-a-dia a caracterização da justiça constituída no Brasil sendo elas presencialmente ou da era da informal, já que sabemos que o poder tenta calar e cegar a população com falsas promessas mantendo-os na mais completa miséria social.

Sabemos que para haver mudanças tem que lutar, reivindicar, gritar aos quatro cantos do mundo pra e se for derrota continuar lutando ate conseguir seus objetivos que convêm que tem mais força na sociedade.

Logo, manifestações que tem grande influencia e força no meio em que vive, o país ocorre uma grande mudança, pois está saindo de um estado de dormência , mudança na forma de pensar e agir da sociedade independente da vitória ou derrota. Mas para obter melhor mudança em aquilo que deseja ela precisa continuar a lutar e defender o que acredita.

As manifestações trouxeram para a esfera pública uma diversida¬de de atores e sujeitos, coletivos e individuais, em sua maioria sem uma traje¬tória de participação sedimentada, tendo em vista a descontinuidade de mani¬festações de massa ocorrida nos últimos tempos no Brasil.

Diante desse novo cenário de manifestações de rua, várias indagações foram sendo levantadas, no sentido de buscar entender o que motivou essa ida às ruas, principalmente, sem a participação dos partidos do campo da esquerda e a pouca participação dos tradicionais movimentos sociais. Claro que, nesse cenário, muitas perspectivas políticas e ideológicas estavam presentes, do campo da direita à esquerda mais radical, além de uma população indignada com os desmandos na política brasi¬leira e nas políticas públicas, sendo que os manifestantes não tinham partidos. Muito partidos políticos entraram no movimento descaracterizando o foco.

A indignação maior do povo foi contra os gastos da copa do mundo, sendo que o país esta faltando tudo, pessoas morrendo nos leitos dos hospitais, por isso eles pedem saúde, educação, assistência social, dentre outras com padrão FIFA.

O que pareceu bastante evidente nesses atos foi à indicação de uma crise no sistema político brasileiro, o qual apresenta várias fragilidades e fissuras políticas que impedem mudanças mais significativas, capazes de pôr fim a determinadas questões presentes na sociedade brasileira, a exemplo da corrupção. Como afirma Marilena Chauí:

Faz mais sentido defender a ética da política, porque se há boa qualidade das instituições, não vai poder haver corrupção, pois a corrupção decorre das péssimas qualidades das nossas instituições, que não são verdadeiramente republicanas nem verdadeiramente democráticas (CHAUÍ, 2013, p. 01).

Seguindo os pensamentos de Chauí, que os desafios estão postos, exigindo, principalmente, dos setores e partidos do campo da esquerda um repensar de suas formas e métodos de mobilização e representação social, diante das mudanças nas dinâmicas sociais e políticas que impactam mundial-mente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com